Sem ele, será pior
Pré Sal – A produção de petróleo e gás natural na região do pré-sal aumentou 25,6% de outubro para novembro, atingindo média de 227,6 mil barris diários de petróleo e 7,1 milhões de metros cúbicos de gás natural. O aumento se deveu à entrada em operação de mais dois poços, (Jubarte e Marlim Leste. Ainda no início deste ano está previsto o início de operação do piloto de Sapinhoá, outro grande campo do pré-sal, de petróleo, aliás com melhor qualidade.
Fretes Marítimos – Nosso País paga US$ 20 bilhões/ano em fretes. Uma evasão de divisas que poderia comprar 100 navios por ano e fazer uma frota verdadeiramente nacional que traria competição aos fretes cartelizados (claro, a frota nacional teria de ter gestão eficiente e idônea). Hoje, só a frota da Petrobras é verdadeiramente brasileira. A Vale tem a dela sob bandeira de conveniência (Cingapura), a Aliança pertence à HamburgSud, a Libra à CSAV, a Norsul a um grupo dinamarquês e assim são todas. Dilma, desperta!
Contratação suspeita – O Clube de Engenharia, em defesa da capacidade dos técnicos nacionais, pediu cancelamento da contratação de engenheiros militares dos EUA para a prestação de estudos visando à navegabilidade na bacia do rio São Francisco. Mesmo desconsiderando o aspecto estratégico não havia mesmo razão para tal contratação. Deve haver aí algum jogo de corrupção, se não de traição.
10 de janeiro de 2013
Gélio Fregapani
Nenhum comentário:
Postar um comentário