"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A CAIXA PRETA DO PROUNI

Ninguém sabe quantos alunos evadiram do Prouni até hoje. Teoricamente, os prounistas deveriam ocupar 10% de todas as vagas com bolsas integrais. Ou 20% de todas as vagas com bolsas de 50%. Ninguém sabe se a lei está sendo cumprida.
O ministro Haddad não quer saber, porque é uma informação que não interessa. Ao PT interessam os números marqueteiros e não os resultados efetivos.
As universidades comem em tranca porque deveriam, por lei, ocupar as vagas dos evadidos com novos alunos. Vejam o que diz a Lei 11.096 que criou o Prouni:

... sempre que a evasão dos estudantes beneficiados apresentar discrepância em relação à evasão dos demais estudantes matriculados, a instituição, a cada processo seletivo, oferecerá bolsas de estudo na proporção necessária para estabelecer aquela proporção.

Em síntese, a universidade é responsável pela evasão, deve repor as vagas perdidas, mas o ministro Haddad jamais fez esta análise. O MEC não tem como controlar isso.
O MEC é incompetente para fazer este acompanhamento. Nem mesmo as universidades são capazes de fornecer números com segurança.
A oposição não investiga porque ontem, por exemplo, o PSDB estava fazendo o debate dos seus pré-candidatos à prefeitura de São Paulo dentro de uma universidade privada.

Para lançar a candidatura de Haddad, o governo está preparando uma grande comemoração por ter alcançado um milhão de vagas no Prouni, mas ninguém sabe quantos efetivamente estão matriculados, tão pouco quantos se formaram desde 2005.

Ninguém sabe qual o resultado efetivo do programa em número de novos profissionais formados nas mais diversas áreas. Ninguém faz este levantamento.
Em 2010, havia 3 milhões 987 mil alunos matriculados em universidades privadas. Quantos destes são alunos do Prouni? Ninguém sabe. Para o MEC interessa o número: um milhão de vagas, como se vagas fossem alunos.
Para as instituições pagas interessa receber total isenção de impostos.
O Prouni é mais uma caixa preta do PT, com o aval da iniciativa privada e sem a fiscalização da oposição.
coroneLeaks
17 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário