"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 10 de março de 2013

BRASIL SEM MISÉRIA: MORADORES DO PIAUÍ COMEM RATO-RABUDO PARA MATAR A FOME NA SECA





A comida escassa devido à seca está fazendo piauienses caçarem roedores para complementarem a alimentação. No distrito de Brejinho, no município de Assunção do Piauí (273 km de Teresina), todos os dias no fim da tarde é comum ver moradores saindo para as áreas de grutas para colocarem armadilhas para pegar o"rato-rabudo".
A caça ao animal é artesanal, e a armadilha é feita com pedra e gravetos. "Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte, a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço", disse o morador de Brejinho Genivaldo Bezerra, 35.
A reportagem do UOL tentou encontrar em alguma residência um rato para consumo, mas os moradores explicaram que como passam muita fome consomem logo o animal. "Como não tenho dinheiro para comprar carne, aqui é caçando, tratando e comendo o rabudo. Ninguém fica com ele na geladeira por muito tempo porque passamos fome e vamos logo comendo", disse Bezerra
 

Apesar de a maioria dos moradores de Brejinho ter acesso ao programa Bolsa Família, eles afirmam que o dinheiro que recebem não dá para comprar a "mistura" para o almoço e acabam saindo à caça de ratos para servir de carne na alimentação.
A dona de casa Francisca Ramos da Silva, 41, não se incomoda em contar à equipe de reportagem do UOL que a única carne consumida na casa dela é de rato.
 
"A gente tem de se virar. Não plantamos nada neste ano por conta da chuva que não veio. Ninguém aguenta almoçar com a comida pura e, como o dinheiro que recebemos só dá para comprar arroz, feijão e macarrão, comemos o rabudo para complementar", disse Francisca, informando que a carne do rabudo "é saborosa" e é sempre uma festa quando conseguem caçar alguns ratos.
Continue lendo aqui.
10 de março de 2013
Aliny Gama Do UOL, em Assunção do Piauí (PI)10/03/2013
 

4 comentários:

  1. Caro amigo : Sem duvidar da informação prestada em seu blog, gostaria que o amigo me confirmasse se a situação é esta mesma. Em pleno século XXI ainda há irmãos nordestinos comendo ratos! Confirme por gentileza - Antonio José de Oliveira - Bela Vista - Serrinha-Ba. E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br - Muito grato.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua participação e interesse.

    A notícia, dolorosa, procede de fontes fidedignas, como UOL NOTÍCIAS, DIÁRIO DO NORDESTE e outros informativos. Se o amigo fizer uma busca no GOOGLE ("nordestino come rato rabudo"), encontrará inúmeras fontes que noticiaram o fato. Evidente que deve ser observado que na imensa região nordestina, o fato ocorre nos bolsões onde a miséria crônica e o abandono do poder público, permite tal barbaridade. Lamentavelmente, é uma verdade.
    Cordialmente,
    mario

    ResponderExcluir
  3. Caro Mário: Ciente estou da sua resposta. Grato pela atenção! Que país é este o nosso?! Um país de grandes recursos naturais. Será que os governantes não vêem isso?
    Antonio José de Oliveira - Bela Vista-Serrinha-Ba.
    email: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caro Antônio.
    obrigado pela sua participação. Um abraço.

    ResponderExcluir