"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

HISTÓRIAS DO SEBASTIÃO NERY

Sabe ler? Pode entrar na política...

O coronel Miguel Sátiro, de Patos, na Paraíba, deputado na República Velha, pai do governador Ernani Sátiro, nunca falou mal de ninguém. E sempre arranjava um jeito de falar bem. Um dia da padroeira, apareceu o compadre, coronel Manuel, sozinho. Miguel Sátiro estranhou:

- Bom dia, compadre Manuel. Cadê o afilhado João?

- Não trouxe não, compadre Sátiro. O menino já está homem, mas não deu para nada. É um caso perdido.

- Não, não é assim não. Vamos ver para o que é que o menino dá.

- Não dá para coisa alguma. Tudo que faz é errado, sem jeito.

- Compadre Manuel, o menino não sabe ler e escrever?

- Sabe, compadre Sátiro.

- Vêm eleições, ele podia entrar na política, ser candidato a vereador.

- Então é para o que dá. Sem vergonha e mentiroso, foi só o que ficou

###

CORONÉIS

Em 2003 Lula já tinha dado uma de coronel Manuel quando organizou o primeiro ministério. Nomeou os que tinham perdido a eleição e não sabiam fazer outra coisa. O PT loteou o governo de “aspones”, de gente que não sabia fazer coisa nenhuma. Desde então, foi sempre essa arrogância, o delírio de arranjar logo lugar para abrigar os capitães do mato do partido.

Essa gente trata o país como se fosse a chácara do Sombra em Santo André ou o apartamento do compadre Teixeira em São Bernardo. Dividem os cargos como urubus uma carniça. Falta perguntar, como Garrincha, em Moscou, diante dos russos: – Já combinaram com o país, com o povo?

###

CEMITÉRIO

No centro de Corumbá, no Pantanal, um cemitério tem o nome escrito em largo muro branco e negras letras garrafais: Cemitério Nelson Chamma. Parece o governo de Dilma. Cada dia chama um novo escândalo.

admin | Nery | Um comentário | segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 | 18:45
Nova lista dos melhores jogadores do mundo deve ser atirada no lixo.
Vicente Limongi Netto

Um bando de otários e imbecis, fantasiados de especialistas em futebol, escolheu para a revista norte-americana Sport Illustrated os melhores jogadores do mundo de todos os tempos.

Seguramente uma lista que elege Messi o melhor e deixa Pelé em quarto lugar mostra que a escolha foi feita por moleques que nunca jogaram futebol nem tampouco viram Pelé jogar.

O melhor destino para esta absurda, burra e cretina lista é a lata do lixo.

Sebastião Nery
31 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário