"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PAULIPETRO x PRÉ-SAL

Para quem não lembra ou não sabe, no final da década de 1970 e começo da de 1980, o então governador de SP, Paulo Maluf, investiu 890 milhetas de verdinhas em uma aventura idiota de buscar petróleo no estado de São Paulo. Criou até uma empresa com o sugestivo nome de 'PAULIPETRO".

A imprensa e a oposição, diga-se PT no nascedouro, passaram anos batendo no Maluf. E ao final da aventura, o xaropão encontrou apenas um poço de águas quentes e salgadas que acabou dando início ao parque aquático, Termas de Piratininga, em Piratininga -SP.

890 milhetas de verdinhas para acabar em um parque de águas quentes.
E no pré sal do Sebento a história parece ser bem parecida. Já foi criada a "PETRO SAL" para cuidar da exploração do óleo que um dia poderá ser retirado lá das profundezas da casa do caraleo.

Segundo um especialista da PTroubras, serão necessários 600 bilhões de verdinhas para a exploração desse petróleo, e a previsão de exploração comercial com a tecnologia que temos hoje no Brasil é para 2020.
Ou seja, ainda irão mais 8 anos pela frente injetando muita grana em um petróleo que nem se tem a dimensão exata de sua produtividade.

E pensar que esses mesmos que usaram o Pré Sal para ajudar a eleger uma fraude, chamavam o Maluf de megalomaníaco....

Volto a insistir, o Maluf perto do Sebento é aprendiz em megalomania, mitomania e cleptomania...

Janeiro 19, 2012
o mascate

Nenhum comentário:

Postar um comentário