"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 26 de fevereiro de 2012

COMO NÃO RELACIONAR O ACIDENTE NA ANTÁRTICA E O SUCATEAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota lamentando a morte de dois militares no incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártica, na madrugada de sábado.

Na nota, a presidente diz que os militares tiveram ato de “heroísmo” e foram “mortos ao servir a Pátria”. Dilma agradeceu o auxílio de outras nações como Chile, Argentina e Polônia. Afirmou a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogiou a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham. A Presidente manifestou, ainda, a firme disposição do País de reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz.

O acidente é uma lição ao governo. Mesmo sem conhecer as causas, não há como não relacioná-lo ao sucateamento das Forças Armadas, que vem ocorrendo desde o governo Sarney. Não basta apenas reconstruir a Base, é preciso respeitar as Forças Armadas, entender sua importância para a nação. O resto é conversa fiada de quem vive com os faróis acesos para perscrutar o passado, ao invés de procurar iluminar o futuro.

26 de fevereiro de 2012
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário