"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TODOS SABEM NADAR:

29 de fevereiro de 2012
Todos sabem nadar?

Fácil acusar a covardia, quando é a dos outros. Mais fácil ainda se não paramos para analisar o motivo que levou o outro a agir tão covardemente, principalmente quando se espera dele o arrojo suficiente para nos defender.

Quando os militares são colocados contra a parede, todos assistem em silêncio, o que vem acontecendo há anos. Ninguém se atreveria a defendê-los após anos de estrago, o que começa a acontecer agora. Mas, na hora de cobrar, as vozes saem como se estivessem num megafone.

O filme "A Onda" - principalmente a versão original, que é em preto e branco - ajuda a compreender o vem acontecendo.

É a história de um professor que fala sobre a forma de levar todos a se unirem e brigarem por determinado objetivo, por pior que ele seja. Para provar o que está dizendo, resolve fazer uma experiência e, aos poucos, vai induzindo, manipulando todos os seus alunos. Até que o movimento, chamado A ONDA, cresce ao ponto de se tornar quase inadministrável. Não deixem de ver o filme!

A ditadura militar cometeu erros, sim, como comete qualquer ditadura, inclusive uma ditadura populista. Mas isso não transformou os militares em nossos inimigos, como vêm sendo apontados há décadas. Até porque foi a própria sociedade insatisfeita na época que os levou a tomar o poder, embora não por tanto tempo. Só que ninguém diz isso... pois seria "policitamente incorreto".

29 de fevereiro de 2012
casa da mãe joana

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Por que não dizer contra-revolução, em substituição ao termo "ditadura"?
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário