"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

MEMÓRIA HISTÓRICA DE PRONUNCIAMENTOS ANTOLÓGICOS

(Nota postada aqui em 30.12.2005)


"Acontece que quatro anos para quem está governando é muito pouco, mas para quem está na oposição quatro anos é uma eternidade". (Lula.)

"A direita está fazendo com o PT o que a ditadura militar fez com João Goulart e o que fez no passado com Getúlio e JK. (...) Se não formos para as ruas agora, eles não vão parar. Querem desestabilizar nosso governo". (José Dirceu, ex-deputado.)

"O futuro de José Dirceu a Sepúlveda Pertence". (De um baiano anônimo.)

"Pelo bem ou pelo mal, não tem como o presidente da República dizer que não tem responsabilidade". (Lula, no Roda Viva da TV Cultura.)

"Que eu saiba, não sei." (Vladimir Poleto, ex-assessor de Palocci, na CPI dos Bingos.)

"Respeito a ingenuidade. Não sei, no entanto, de onde imaginavam que o dinheiro viria - se do céu, num carro puxado por renas e conduzido por um senhor vestido de vermelho". (Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.)

"Esse, que devia ser o governo das nossas vidas, foi o governo da nossa tragédia. Já chorei muito. Quando olho as novas gerações indagando "O que aconteceu?". E vejo que cada vez mais terei de dizer que fracassamos, sinto uma dor terrível". (Chico Alencar, deputado que trocou o PT pelo PSOL.)

"Mentira, canalha, safado!" (Severino Cavalcanti, presidente da Câmara, ao desmentir o empresário que havia confessado tê-lo subornado.)

"Como eu dizia no Chile, pode ser um governo de merda, mas é o meu governo. O PT, só não rasgo a carteirinha, porque, quando entrei, ainda era um partido sério. Enquanto eu tiver saúde, eles vão saber o que é gritar". (Maria da Conceição Tavares, economista.)

"Não sei quantos brasileiros e brasileiras podem encostar a cabeça no travesseiro à noite e dormir o sono dos justos. Eu durmo o sono de um homem que sabe o que quer, que sabe o que este país precisa, que sabe o que o nosso país deseja". (Lula.)

"O de Collor foi o melhor. O de FHC foi marrom' (marromenos). O de Lula estava bom demais para ser verdade". (Jeany Mary Corner, cafetina, sobre seus negócios ao longo dos governos.)

"Eu sou daqueles que preferem perder um voto do que perder a vergonha". (Lula.)

"O PT é um navio que foi atingido, está prestes a afundar e se recusa a jogar a carne podre fora para ficar mais leve". (Jefferson Perez, senador do PDT-AM)

"Se eu tivesse um buraco para me meter entraria nele para sempre". (Marcos Valério, empresário e avalista do PT.)

"Na melhor das hipóteses, Lula, o senhor é um idiota. Na melhor. Na pior, o senhor é um corrupto." (Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado.)

"Nós dilapidamos o nosso capital moral perante a sociedade". (Tarso Genro, presidente nacional do PT.)

07 de setembro de 2012
blog do noblat
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário