Com um humor mordaz e ilustrações realistas, Molla Nasreddin atacou a hipocrisia do clero muçulmanos, as políticas coloniais das nações norte-americana e europeias com o resto do mundo e da corrupção da elite local, enquanto argumentava repetidamente pela necessidade da ocidentalização, reforma educacional e igualdade de direitos para as mulheres.
A publicação extremamente anti-clerical, em um país muçulmanos, no início do século XX, não foi feita sem risco para a equipe editoral. Membros da MN foram muitas vezes perseguidos, seus escritórios atacados, e em mais de uma ocasião, Mammadguluzadeh teve que fugir de manifestantes enfurecidos pelo conteúdo da revista.
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No entanto, com uma linguagem intelectualizada, e com um formato que fala com as massas, a revista foi um sucesso instantâneo e se tornou a publicação mais influente e talvez a mais lida em todo o mundo muçulmano, de Marrocos à Índia.
- Cerca de metade de cada edição de oito páginas cada, continha ilustrações, o que fez a revista acessível também para grande parte da população analfabeta. E como são as melhores produções culturais, a MN era polifônica, alegremente contraditória e firmemente a favor da crioulização (mistura de vários idiomas, ideias e identidades).
Durante as duas décadas e meia de publicação da Molla Nasreddin, o principal país de suas polêmicas caricaturas, o Azerbaijão, mudou de governo três ou quatro vezes.
Em 1920, os soviéticos invadiram Baku, a sede editorial e de direção de arte da revista, sendo obrigada a seguir a linha do partido bolchevique. Após isso, apenas três edições saíram em 1931 e, pouco depois fechou suas portas para sempre.
É difícil estimar a importância da Molla Nasreddin, que serviu de inspiração para panfletários similares no Irã e na Sévia. O jornal Irshad cunhou o termo "Nasreddinism Molla" para descrever a capacidade de dizer as coisas como elas são.
24 de setembro de 2012
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