O demagogo tem jogo de cintura
E porque hoje é sábado, há a perspectiva do domingo e por isso me dedico a pensar coisas aleatórias que me catapultam(!) aos alienados que, como nunca antes na história desse país, habitam os nossos espaços e bagunçam os nossos lugares mais comuns.
E porque hoje é sábado, pode haver um padre à paisana e com a perspectiva do domingo fiquei pensando no demagogo que mais circula pelo mapa do Brasil nesses últimos dez anos.
Cara, o demagogo é aquele que corrompe a democracia. É tipo assim assim como nos velhos tempos o tirano fazia com a monarquia. O demagogo está a um passo sempre de ser um tirano. Basta que a bajulação dos seus servidores de "fidelidade canina", dentre as quatro paredes de um instituto próprio ou de uma organização não-governamental toda dele, o ajude a pensar só nele próprio e não no povo
O demagogo, na contramão dos rumos e das gentes desta nação, passa a conversa e enche de elogios o populacho fazendo a galera toda imaginar que para ele, o Filho da Pátria e Pai dos Pobres, só o bem-estar dos fracos e oprimidos é importante.
Desse jeito, simples assim, o povão é corrompido; mais que isso, manipulado, usado e abusado como se fosse merecer os benefícios que engordam e enriquecem o demagogo e seu quadro particular de servos bajuladores. O demagogo é o mensaleiro que teatraliza o gesto, a voz, as frases de efeito, para fazer da democracia o seu permanente mensalão.
E porque hoje é sábado, há sim a perspectiva de domingo e o insofismável show de Neymar contra o Coringão do demagogo, em verdade, em verdade vos digo: atentai ignaros!
Atentai, pois ao tempo em que o demagogo lhes propicia mais essa perspectiva de churrasquinho de gato e uma arquibancada a preço de banana, a democracia está sendo corrompida graças à demagogia do animal político que não perde gol feito e nem a chance de mais um drible na sua ingênua forma de seguir seus passos em campo.
Quanto mais próximo você estiver do demagogo, mais corre o perigo de levar um gol de placa. O demagogo tem jogo de cintura.
RODAPÉ - (*) - Na sua obra A Política, Aristóteles aponta a demagogia como a corrupção da democracia assim como a tirania correspondia à corrupção da monarquia. O conceito, pois, não é meu; só as divagações de sábado.
02 de março de 2013
sanatório da notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário