"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 10 de maio de 2013

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Aula magna


“Eu sei que eu governo um país que é um país com municípios, com habitantes, é lá nos municípios que ocorre a vida das pessoas. Ninguém mora no estado, ninguém mora na União, as pessoas moram em cidades e eu sei disso profundamente”.

Dilma Rousseff, num trecho da discurseira no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, reproduzida sem retoques pelo Portal do Planalto, ensinando que os brasileiros e as brasileiras moram em cidades que não fazem parte de nenhum estados e ficam fora da União.

Coisa de estadista


“Se estamos mudando o padrão e aumentando o rigor, é porque não ficamos confortáveis com algumas avaliações que tivemos”.

Aloizio Mercadante, ministro da Educação, avisando que a partir deste ano, para melhorar o nível da prova de redação do Enem, os candidatos deverão trocar trechos do hino do Palmeiras por estrofes do Hino Nacional e incluir no texto, em vez de receitas de miojo, só receitas dos pratos servidos nas três refeições por dia que Lula mandou distribuir a todo brasileiro em 2003, quando lançou o Programa Fome Zero.

Simples assim


“Você quer que eu renuncie a um cargo que fui eleito? Estão querendo me cassar? Eu não fui nomeado, fui eleito. Portanto, a minha renúncia é grave. Como eu vou renunciar? Eu não posso me licenciar, porque o vice é licenciado por natureza. Uma renúncia é um ato muito grave”.

Guilherme Afif Domingos, vice-governador de São Paulo, explicando que não vai renunciar ao emprego que abandonou para virar ministro sabe-se lá do quê por ter sido eleito, em 2010, para embolsar o salário mensal sem fazer nada.

Gol de mão


“A banca vai examinar a natureza dessa excepcionalidade, se é um desvio compatível com a nota máxima. É que nem jogo de futebol. A regra é clara, mas a interpretação do juiz nem sempre é consenso”.

Aloizio Mercadante, ministro da Educação, ensinando que, como o Enem é parecido com um jogo de futebol, quem escrever “nós pega os peixe” e outros “desvios gramaticais da norma padrão da língua escrita” pode ser expulso ou cumprimentado pelo juiz se fizer um gol de mão.



 

Nem de esquerda, nem de centro, nem de direita


“Sou um servidor não de partido, sou um servidor de governo”.

Guilherme Afif Domingos, ao explicar que não vê contradição em ser vice-governador do PSDB e ministro do PT, revelando que, desde que as propostas sejam rentáveis, ele e o PSD topam examinar propostas de aluguel feitas por qualquer outro partido.

Culpa dos prefeitos


“Os prefeitos e as prefeitas têm sido essenciais neste grande esforço que o Brasil faz para reduzir a pobreza extrema no nosso país e superá-la em definitivo. Nós temos sido parceiros na construção de creches, nós temos sido parceiros na melhoria da atenção básica à saúde, em pactos pela alfabetização na idade certa e para o combate ao crack”.

Dilma Rousseff, no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, culpando os prefeitos e as prefeitas, em dilmês enviesado, pelo sumiço das 6 mil creches prometidas na campanha de 2010, pelos buracos negros no sistema de saúde que a obrigaram a virar freguesa do Sírio-Libanês, pelas cretinices que povoaram as redações do Enem e pela proliferação do crack em todo o território nacional.
 

Sustentabilidade é…


“Sustentabilidade é uma palavra-chave, ela diz que não é possível construir o novo e, ao mesmo tempo, desconstruir o meio ambiente. Sustentabilidade é, necessariamente, um conceito que caminha junto com inclusão, inclusão social, produtiva, cidadã. Nós temos feito uma muito profícua parceria com prefeitas e prefeitos de todo o Brasil em ações que têm a ver com a sustentabilidade”.

Dilma Rousseff, no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, usando três vezes a palavra sustentabilidade para deixar claro que o neurônio solitário ainda não sabe direito o que é isso.

Neurônio suspeito


“De forma alguma podemos considerar que a miséria seja sustentável, assim como não é sustentável o desmatamento, assim como não é sustentável matrizes energéticas baseadas exclusivamente em combustíveis fósseis”.

Dilma Rousseff, no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, reforçando a suspeita de que o neurônio solitário vai acabar tornando insustentável a candidatura à reeleição.

Pirou de vez


“O PT tem credibilidade porque, apesar de todas as campanhas feitas contra nós, as pesquisas mostram que não perdemos a confiança das pessoas. Quando se fala em partido, fala-se em PT”.

Rui Falcão, ex-jornalista e presidente do PT, ensinando que os ministros do STF, dos quais a maioria foi escolhida por Lula e Dilma Rousseff, resolveram unir-se à imprensa golpista e à oposição mais governista da história para inventar o esquema do mensalão e impedir que gente como José Dirceu, José Genoíno, João Paulo Cunha e Delúbio Soares continuasse servindo à pátria em liberdade.

Madre sem pecados


“A história tem mostrado que o PT é um partido que luta pelo que acredita”.

Rui Falcão, deputado estadual fantasma e presidente do PT, garantindo que o partido aliou-se a José Sarney porque acredita no que diz Madre Superiora.

10 de maio de 2013
Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário