"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 26 de novembro de 2011

FALA SÉRIO, DELÚBIO! ESPETÁCULO MIDIÁTICO FOI O MENSALÃO DO PT

O famoso e antigo tesoureiro do PT, Delúbio Soares, afirmou que o julgamento do processo do mensalão será "o maior espetáculo midiático do Brasil". Como assim, Delúbio? Nada foi mais espetaculoso do que a descoberta do Mensalão projetado e executado pelo PT para favorecer o seu governo, garantindo maioria no Congresso Nacional, fato que veio à tona em 2005, quando o ex-deputado Roberto Jefferson revelou o esquema. A surpresa foi muito grande, uma vez que ninguém esperava que aquela dinheirama toda era oriunda de 'recursos não contabilizados', nova nomenclatura para 'Caixa Dois' lançada pelos petistas quando flagrados praticando aquele 'malfeito'. Parte da imprensa deu bastante ênfase ao Mensalão do PSDB de Minas Gerais, que realmente existiu, porém de valor muito pequeno diante do que havia sido lançado pelo PT, além do fato de que os tucanos nunca apregoaram nenhuma santidade na política.


Dentro de pouco tempo (parece) o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar cerca de 40 participantes do esquema do Mensalão do PT indiciados por vários crimes, sendo o principal deles formação de quadrilha, segundo parecer do relator tendo como chefe o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. O esquema do Mensalão está de certo modo desativado. Agora, o esquema é outro.


Desde o segundo mandato de Lula, a distribuição de 'recursos não contabilizados' para garantir maioria no Congresso é diferente. Os partidos da ''base aliada' comandam ministérios promovendo desvios de verbas beneficiando partidos e líderes partidários à custas de dinheiro proveninete de impostos, usado para isso diretorias regionais de órgãos de ministérios, e, como agora foi denunciado como prática no Ministério do Trabalho, através das ONGs conveniadas para execução de programas fantasmas ou até mesmos falsos. O Mensalão foi denunciado por Roberto Jefferson. Os casos mais recentes correm por conta de denúncias publicas pela imprensa, em especial pelas revistas semanais;

Diante de tudo isso, não há razão para Delúbio afirmar que o julgamento do processo do mensalão será "o maior espetáculo midiático do Brasil". O espetáculo, vê-se agora, já vem acontecendo há cerca de nove anos. Resta saber ser o povo está ciente disso e se ainda vai continuar elegendo quem só pensa em avançar no dinheiro público, investindo milhões desses desvios para se reelegerem e continuarem 'metendo a mão' no dinheiro desse mesmo povo que os elege. O difícil, pelas suas últimas decisões, é acreditar que o Supremo vá condenar essa gente.

Airton Leitão, 26 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário