"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 12 de março de 2012

QUEM PAGA ESTA CONTA FEITA PELO MPF PARA AFRONTAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O STF?

Procuradores federais de diferentes partes do País estão reunidos nesta segunda-feira, 12, em Brasília para participar de um workshop sobre justiça de transição. O encontro é organizado pela 2.ª Vara do Ministério Público Federal (MPF), onde foi instalado há quase um ano o Grupo de Trabalho de Justiça de Transição, sob a coordenação do procurador Ivan Marx, de Uruguaiana (RS).


de preparar melhor estes procuradores. O primeiro foi em setembro do ano passado. De maneira geral, eles se preparam para ajuizar ações contra responsáveis por crimes ocorridos no período da ditadura militar. O foco principal das ações são os crimes de sequestro e ocultação de cadáver, mais conhecidos entre entidades de defesa dos direitos humanos como desaparecimento forçado.


A tese que orienta o grupo é a seguinte: por não terem sido resolvidos até hoje, estes crimes são considerados como permanentes. Isso significa que seus perpetradores não contariam com os benefícios da Lei da Anistia - que cobre o período limitado entre 1961 e 1979.
Segundo procurador Ivan Marx, a inclusão do crime permanente na Lei de 1979 seria o mesmo que anistiar um crime antes que fosse cometido.
Para o encontro que se realiza nesta segunda e terça-feira em Brasília foram convidados dois juristas americanos, especialistas em justiça de transição.

12 de março de 2012
(Do Estadão)
coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário