"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 4 de maio de 2012

A TRUCULÊNCIA E O DESPREPARO DE "SEGURANÇAS" QUE SE CONSIDERAM ACIMA DA LEI

Inconcebível, truculenta, covarde e criminosa a agressão sofrida pelo cantor e músico David Alvarez, no interior da boate Fosfobox, em Copacabana, na madrugada de terça-feira. Seguranças do estabelecimento, pertencentes a uma empresa que presta serviços à casa noturna, são acusados da agressão que lhe provocou grave lesão no olho direito.

A desproposital agressão teve por causa, o fato de ele ter sido flagrado fumando em área não permitida da boate. Alega que apenas pedira uma tragada a um amigo, sem faltar com repeito a ninguém, mas acabou agredido a socos, tendo ficado desacordado e ( pasmem) jogado na rua em frente à boate; O fato foi de tamanha insensatez e truculência que o próprio dono da boate pretende processar a empresa de segurança.

Como se vê, há leões de chácara que são verdadeiros ‘donos do mundo” e de seus espaços, julgando-se acima da lei e da ordem, totalmente despreparados para o exercício da importante função, considerando-se mesmo acima do bem e do mal.

Que requisitos de formação e aperfeiçoamento possuem para o desempenho da missão? São ou não são qualificados? O que prevalece? A lei do mais forte?Que preparo técnico e psicológico possuem para lidar com a vida de clientes e frequentadores de casas noturnas, especialmente jovens, muitas vezes induzidos pelo efeito do álcool, de drogas ou da influência do grupo?
Possuem técnica de imobilização pessoal para dominar oponentes e repelir injusta agressão? Ou são simples grandalhões que imaginam impor o respeito e a ordem pela truculência e compleição física avantajada?

É necessário, pois, que tais serviços sejam efetivamente fiscalizados. Boa parte de seguranças de casas noturnas atuam na clandestinidade, sem nenhum requisito ou qualificação para o exercício da profissão, tornando-se uma ameaça à própria sociedade.

Com a palavra os órgãos competentes pela fiscalização, controle e monitoramento de tal atividade no país. A integridade física e a vida são os maiores bens.
Não podem estar ameaçados pelo despreparo de “leões de chácara”. O respeito e a manutenção da ordem em estabelecimentos privados e em eventos sociais não são sinônimo de truculência, cara feia e predomínio da lei do mais forte. O Velho Oeste é coisa do passado. Truculência não é sinônimo de autoridade e respeito. No estado democrático de direito, a lei está acima de tudo e de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário