"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 25 de setembro de 2012

MARÍLIA MURICY TINHA ÉTICA DEMAIS PARA FICAR NO CONSELHO DO PLANALTO

 



Marília Muricy incomodou o governo

A conselheira não reconduzida ao Conselho de Ética da Presidência da República, Marília Muricy, é figura brilhante. Seriíssima. Conheço-a bem. Fomos colegas de turma, desde adolescentes, no Colégio Central, na capital baiana.

Naqueles idos, Marília já conhecia os principais clássicos da literatura brasileira e universal. Destacava-se nas aulas, mormente de Filosofia. Na faculdade, considerava-a a primeira da turma.
Oradora primorosa.

Professora consagrada da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Procuradora do Estado. Capaz de conferir lustre a qualquer instituição que tenha por pré-requisitos a seriedade e o brilho intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário