"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 7 de outubro de 2012

DISPUTA ACIRRADA PELO COMANDO DAS CAPITAIS DO BRASIL PODE LEVAR SEGUNDO TURNO A 21 CIDADES

 




Nas 26 capitais do País, a disputa é bem acirrada, com previsão de segundo turno em até 21 cidades. Em Boa Vista (RR) e Palmas (TO), cidades que têm menos de 200 mil eleitores, a eleição só tem um turno. Apenas Rio de Janeiro, Aracaju (SE) e Porto Alegre (RS) têm cenário praticamente definido, e salvo grandes surpresas, o prefeito deverá ser conhecido hoje.

A maior disputa entre as capitais é em São Paulo, onde José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad (PT) estão tecnicamente empatados. Só dois chegarão ao segundo turno.

Para o cientista político Antônio Lavareda, a vitória nas eleições da capital paulista fortalece muito o partido com pretensões de disputar a presidência em 2014, casos de PT e PSDB. “Em São Paulo, o peso político de uma eleição municipal é quase o dobro do que em outra cidade do País. Mas é bom ressaltar que a derrota também será amplamente repercutida. Isso explica o acirramento da disputa”, analisa.

PSDB e PT também lutam pela hegemonia no País em número de capitais a serem conquistadas. Hoje, o PT lidera em cinco capitais: Rio Branco (AC), Salvador (BA), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e João Pessoa (PB). O PSDB lidera em quatro capitais: Maceió (AL), Manaus (AM), Vitória (ES) e São Luís (MA).

Partido da base do governo federal, o PSB é o partido que mais deverá se fortalecer nacionalmente. Em Recife, o candidato a prefeito Geraldo Júlio (PSB) deve chegar ao segundo turno contra Daniel Coelho (PSDB), deixando fora da disputa o aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT).

Em Belo Horizonte, outro candidato do PSB, Márcio Lacerda, tem chances de vitória até no primeiro turno. O adversário é outro petista, Patrus Ananias.

###

SÃO PAULO INDEVIDO

Com pequenas diferenças, dois dos maiores institutos de pesquisa do País, Datafolha e Ibope revelam que José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad (PT), o candidato do ex-presidente Lula, têm chances reais de chegar ao segundo turno.

Enquanto pesquisa do Datafolha, divulgada ontem, revelou Serra com 24%, Russomanno, com 23%, e Haddad, com 20%, na do Ibope, divulgada ontem, registrada no TRE, nº 01824/2012, os três estão rigorosamente empatados, com 23%.

07 de outubro de 2012
Marcos Galvão (O Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário