"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VOTOS BRANCOS E NULOS NO SEGUNDO TURNO ALCANÇAM MAIOR ÍNDICE DO PAÍS DESDE A ELEIÇÃO DE 1996

 

Fugindo da raia – No domingo (28), dia em que eleitores foram às urnas para escolher os prefeitos de cinquenta cidades brasileiras, o número de votos brancos e nulos foi de 9,8%, o maior desde 1996, quando foram realizadas as primeiras eleições informatizadas do País.

Ao todo, 3,25% dos eleitores votaram em branco, enquanto 6,6% anularam seus votos. No primeiro turno, o índice foi de 11,1%.

O município com maior porcentual de votos nulos foi Petrópolis, no Rio de Janeiro, com 12,48%. Já a cidade com maior número de votos em branco foi Guarulhos, na Grande São Paulo, com 6,32%.

A Justiça Eleitoral desconsidera os brancos e nulos na definição dos resultados, feita apenas com os votos válidos. Entre os segundos turnos, o maior índice era de 1996, com 1,7% de votos em branco e 7,5% de votos nulos, totalizando 9,2%.

Já o percentual de abstenção no domingo, de 19,11%, é o maior da história dos segundos turnos no Brasil. O índice de eleitores ausentes preocupou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que informou que a Justiça Eleitoral e especialistas analisarão meios mais “eficazes” de convidar o eleitor a votar.

29 de outubro de 2012
ucho.info

Um comentário:

  1. "Convidar" o eleitor a votar??!! O eleitor está cansado de tanta corrupção. Abaixo o voto obrigatório.

    ResponderExcluir