"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NITERÓI, UMA CIDADE DIVIDIDA




Convém fazermos uma leitura correta do resultado da eleição em Niterói no segundo turno:

RODRIGO NEVES (PT) = 34,55 % (132.001 votos)

FELIPE PEIXOTO (PDT) = 31,20 % (119.205 votos)

NENHUM DOS DOIS = 34,25 % (130.815 votos) [brancos, nulos e abstenções]


O novo prefeito, o Sr. Rodrigo Neves, foi eleito com pouco mais de 1/3 dos votos, ou seja, quase 2/3 dos eleitores de Niterói não confiaram seu voto a ele.
Ele teve apenas uma maioria relativa e não absoluta. Espero que ele tenha humildade para entender esse sinal dado pelas urnas e que faça um governo completamente diferente dos seus antecessores, inclusive quando o seu partido esteve no poder na cidade, para que com isso conquiste o restante da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário