"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

E TOME CARRO! MAS GASOLINA E ESTRADAS...


Esta está ha alguns dias aqui no bloquinho de anotações mas ainda vale um registro.
Depois de reduzir os juros, oferecer nova rodada de negociação de dívidas, manter o preço dos combustíveis num nível que derrubou a Petrobras a metade do seu valor, abrir largamente as portas do Tesouro Nacional para sustentar a festa do financiamento ao consumo da “nova classe média” via Banco do Brasil, Caixa e BNDES e “reduzir drasticamente o preço da energia” ao custo do desabamento do valor das elétricas em R$ 38 bilhões em um único pregão da Bolsa e da armação de um rolo que começa agora e deve terminar numa crise brava tal é o nó cego que deram na regulamentação do setor, dona Dilma, a 4 dias da eleição, anunciou mais uma prorrogação da redução do IPI para carros.

Assim, ha meses que batemos recorde sobre recorde de venda de automóveis num país já atravancado de carros.
Fechadas as urnas, os jornais começam a mostrar o outro lado dessa moeda.

Em 4 de novembro saiu no Valor que a importação de gasolina está chegando a 20% do consumo nacional e o governo “esta traçando às pressas um plano de emergência que envolve a ampliação da capacidade de transporte e armazenamento” porque “há uma grande preocupação com o curto prazo e será necessário um forte ajuste entre Petrobras e distribuidoras para que não ocorram problemas no fim do ano”, sendo as regiões mais ameaçadas “o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, além de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul” (e o que é que sobra?).


Ha um consumo recorde de gasolina em 2012 mas falta capacidade interna de produção e ha problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição. Não ha caminhões tanque nem tanques de armazenagem suficientes. As refinarias nacionais já atingiram 98% da capacidade e até setembro, a Petrobras já tinha importado 2,4 bilhões de litros, o triplo do mesmo período de 2011”, reporta a Folha.
E não é só.

Informações divulgadas no dia seguinte pelo Sistema de Administração Financeira (Siafi) do governo federal dão conta de que os investimentos no setor de transportes, este ano, não saíram do papel. É a pior execução em anos.

Dos R$ 13,661 bilhões autorizados para rodovias em 2012, apenas R$ 2,543 bilhões (18,6%) foram executados até maio, sendo que desse total, apenas 7% ou R$ 197,4 milhões dizem respeito ao orçamento deste ano. Os demais 93% são “restos a pagar” do orçamento de 2011.

No setor ferroviário o quadro é pior. De R$ 2,77 bilhões de gastos autorizados só R$ 238,7 milhões (8%) foram executados, apenas 6% dos quais referentes a contratos deste ano.


No setor aéreo gastou-se 85% da verba autorizada (e viva o futebol!) de R$ 222,8 milhões. Mas em hidrovias está o pior desastre. Gastou-se R$ 3,84 milhões dos R$ 820,8 milhões separados no orçamento.

Em 2011, a verba federal para transportes tinha sido 6,4% menor que no ano anterior. E neste ano, o que foi executado está 31% abaixo de 2011, embora transportes seja a 2a prioridade do PAC filho da Dilma, atrás apenas do setor de energia, ora afundado no caos da “redução drástica de tarifas” de véspera de eleição que deixou os produtores em estado de coma.

No Brasil, país de tolos do PT, ha, portanto, carro pra todo mundo (porque carro é gringo que faz e gringo sabe fazer) mas não tem estradas nem gasolina para faze-los rodar.
Ou seja: o PT é bom mesmo pra correr atrás dos votos dos trouxas que, desde já e cada vez mais, terão tempo de sobra para pensar no que fizeram parados nos engarrafamentos e nas filas da gasolina no meio da escuridão que vêm vindo por aí.



07 de novembro de 2012
vespeiro

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