"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

E NO PAÍS DOS HIPÓCRITAS


Aos idiotas políticamente corretos que estão em luta para tirar as obras de Monteiro Lobato das escolas públicas do país. Pergunto:
Por qual motivo enxergam racismo nos textos de Lobato e não com fazem com Ariano Suassuna, autor de O auto da compadecida, que coloca um Jesus negro em sua obra?
Mas nada contra o Jesus negro, o que me pergunto é que os zelosos vigilantes raciais não enxergaram preconceito na obra nem mesmo quando João Grilo, surpreso com a aparência de Jesus, diz: "a cor pode não ser das melhores".
Em outras palavras, Jesus é Jesus, mas a cor não é lá essas coisas.
Onde será que andam os zelosos vigilantes raciais que ainda não foram apedrejar Suassuna em sua casa?
Ou será que atacar Monteiro Lobato é mais fácil, uma vez que o autor está morto há décadas e não pode se defender?
A hipocrisia que tomou conta do assunto racial após a divisão do Brasil por raça e não por cidadania, tem dessas coisas.
Os negros, "os eternos ofendidos", enxergam racismo em tudo à sua frente, mas nem sempre entendem o significado das palavras ou das obras.
Vamos ver quem tem peito de querer proibir esta obra literária também.
Não esqueçam que muitas ditaduras andaram queimando livros dos que pensavam diferente, e quando os livros acabaram começaram a perseguir pessoas.

E no mais...
 
07 de novembro de 2012
omascate

Nenhum comentário:

Postar um comentário