"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

LULA APUNHALA NORDESTINO PELAS COSTAS

 

Em abril de 2010, o ainda presidente Luiz Inácio Lula da Silva, num de seus inúmeros arroubos de megalomania, respondeu a um leitor, do Blog do Planalto, que cobrava informações sobre a


transposição: “Para falar apenas da transposição, que você citou, sabe quando surgiu a proposta? Em 1847, época do Império. De lá para cá, vários governos elaboraram estudos, projetos, mas nada saiu do papel. As obras só tiveram início em nosso governo. São dois canais: o Eixo Norte e o Eixo Leste.
 
O primeiro levará água por 400 km aos sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e tem 24% das obras já realizadas. O Eixo Leste, com 220 km, vai levar água às regiões agrestes de Pernambuco e Paraíba.

Obras realizadas: 41%; conclusão: 2010. Como diz um provérbio chinês, “uma caminhada de mil léguas começa com o primeiro passo”. E nós temos o orgulho de, após mais de um século e meio de protelações, ter dado o primeiro passo e muitos outros no rumo da concretização deste sonho”.

O sonho prometido pelo inconseqüente Lula, transformou-se em terrível pesadelo. A transposição livraria dos efeitos da seca cerca de 12 milhões de sertanejos, levando água do Rio São Francisco a quase 400 municípios de quatro estados.

Pela previsão inicial, a obra já deveria estar pronta, mas avançou apenas 43%, de acordo com o Ministério da Integração Nacional.
Menos de um mês antes de deixar o cargo, Lula falou sobre o prazo de conclusão da obra.
“Está previsto a gente inaugurar definitivamente a obra até 2012, o que será a redenção da região mais sofrida do nordeste brasileiro. E o povo do Nordeste vai poder decidir a utilização dessa água”.

Mas um papo furado presidencial. A obra parou e parte do serviço já realizado (retirada da mata e a escavação do canal) vai precisar ser novamente executada. Atualmente, as obras de construção civil estão paradas em seis dos 14 lotes da transposição. Em quatro deles, os contratos com o governo foram rompidos. Os consórcios alegam que o valor da licitação é menor do que o custo real.

Na realidade ninguém sabe quando, e se vai ficar pronta essa obra, que só teve pressa para começar, pois visava as eleições em que Dilma saiu vencedora com 68% dos votos válidos na região.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, deu um novo prazo para a conclusão da obra, pedindo que as pessoas não percam a confiança. “Aquele pessoal tem fé. A água vai chegar, sim, em 2015”.
O PT que era o dono da honestidade e da ética, hoje se transformou no principal distribuidor de maldades contra o povo brasileiro.

29 de novembro de 2012
Giulio Sanmartini

(1) Fotomontagem: Lula num dos canais da transposição e uma das pessoas apunhaladas por ele.
(2) Texto de apoio: Dyelle Menezes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário