"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ESSE NÃO SAI NA CAPA DA REVISTA FORBES...

A PROCURA DE DIÓGENES


pepe

“Pepe” seu nome de guerra quando era Tupamaro, está no poder desde 2009, tem 77 anos e é um presidente muito especial. Ele mesmo estende a secar na corda suas roupas e sua mulher é quem as passa. Não faz uso de Twiter nem manda e-mails, tem somente um celular pré históricos, daqueles tipo tijolo. Seu hobby é a terra, plantar flores e cultivar uma horta, cujos produtos vendo no mercadinho dominical.

Não usa o carro oficial e não aceita guarda pessoal. Vestindo uma surrada calça jeans diz: “Não ando travestido de presidente e continuo como sempre fui. Me definiram o presidente mais pobre do mundo, mas eu não sou pobre porque tenho tudo que preciso.

Pobres são aquelas pessoas que trabalham somente procurando manter um estilo de vida suntuoso e que querem sempre mais. Essa é uma questão de liberdade. Se você não tem um grande patrimônio, não precisa trabalhar a vida inteira como um escravo, para mantê-lo e, portanto, terá mais tempo para você mesmo. Posso parecer um velho excêntrico, mas isso é uma questão de livre escolha”.

Sente-se nas coisas que diz, ainda um pouco do ranço demagógico esquerdista, mas a sua sinceridade mostrada pelos exemplos, mostram que até na esquerda existem pessoas com honestidade de princípios.

No Brasil, procuram-se, tal qual um Diógenes com sua lanterna, imitadores. Mas ta difícil, não é mesmo?

04 de dezembro de 2012
Giulio Sanmartini

Nenhum comentário:

Postar um comentário