"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

HÁ MUITAS INCOERÊNCIAS NAS PESQUISAS DE OPINÃO SOBRE O GOVERNO DILMA

 

Dá para entender a coerência dos entrevistados?


Ibope coloca “bom” e “ótimo” juntos, somando-se para dar um só conceito.
O “bom” pode representar 50% dos entrevistados e o “ótimo” 12% deles, que juntos dão 62% de índice de aprovação.

Mas existe uma diferença muito grande entre ótimo e bom. O ótimo é além da expectativa. Bom, geralmente, representa aquilo que não passou do que já era previsto, dentro de uma certa razoabilidade. Fosse abaixo disso, seria regular ou ruim. Então, bom e ótimo dão qualidades diferentes às coisas.

Em minha ignorância com relação à estatística, não consigo entender por que 74% dos entrevistados desaprovam a política da saúde; 65% criticam os impostos pagos; com relação a segurança pública 68% não estão satisfeitos, sem falar na educação, o que daria nesses três itens uma média de 69%, mas 62% dos mesmos entrevistados consideram bom ou ótimo e 73% aprovam o Governo, confiam e consideram positiva a sua atuação.


18 de dezembro de 2012
Nélio Jacob

Nenhum comentário:

Postar um comentário