"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O QUANTO SE PAGA AOS PARLAMENTARES. UM ESTUDO COMPARATIVO

É por essas e outras que todo brasileiro sonha em ser um vereador, deputado estadual ou federal, senador... Ou quem sabe, os mais bem articulados, sonham até com as delícias do Palácio do Planalto.
Basta ativar a memória voltada para os horários eleitorais gratuitos (gratuito uma ova!), para vermos que a ambição para alcançar um trono no Congresso, não carrega o mínimo de autocrítica.
Também, são tantas as mordomias que nosso suado dinheirinho sustenta - segundo as `boas línguas` trabalhamos 3 ou 4 meses por ano para pagar impostos - que a moçada vai na 'loteria da eleição', que tudo indica, parece mais fácil que a megasena.
Como declarou o Tiririca, quando foi eleito, "eu não sei o que um deputado faz, mas depois eu conto".
Aí ele deve ter descoberto que a maioria não faz nada, e guardou segredo.
É mole?
O link abaixo nos leva a tentar decifrar a grande charada que nos obriga a sustentar senadores e deputados federais, cujo custo e benefício - senão os próprios - ficamos a procurar... Se alguém se lembrar da utilidade  de tanta gente a mamar nas tetas da viúva, por favor, informe! Aguardamos ansiosamente.

http://www.transparencia.org.br/docs/parlamentos.pdf

25 de dezembro de 2012
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário