Spike Lee, cineasta negro, declarou o seguinte: “Meus ancestrais são escravos roubados da África. Eu os honrarei”. Beleza, ‘seu’ Spike.
Honrar ancestrais é coisa que todo mundo deveria fazer, como fazem os japoneses, que levam comida para os ancestrais. Há até estudos que mostram que nós somos, nada mais, nada menos, que espelhos de nossos ancestrais.
Mas a declaração foi feita num festival de cinema, e ele se referia ao novo filme de Quentin Tarantino, cujo tema é a escravidão. Penso eu que a escravidão deveria ser um tema muito mais explorado, não varrido para baixo do tapete. A frase me pegou no contrapé, e peço licença aos leitores para responder, de público: VTNC, ‘seu’ Spike.
O senhor esqueceu-se de dizer, na sua declaração racista, que seus ancestrais foram capturados por outras tribos negras, que os venderam a traficantes de escravos.
Os brancos azedos não invadiram a África com exércitos para capturar escravos.
Eles estavam disponíveis, por causa dos hábitos milenares das outras tribos, como os muçulmanos, que tem o mesmo hábito. Quando invadiam países europeus, capturavam milhares de escravos. Então, não me venha de borzeguins ao leito, que o senhor perdeu uma oportunidade de ouro em ficar calado.
04 de janeiro de 2013
Magu
Nenhum comentário:
Postar um comentário