Na coluna do Lauro Jardim, no site da revista Veja, uma nota importante. Leiam. Comento em seguida:
Assim como ocorreu na medição de audiência em São Paulo (leia mais em Aparelhos desligados), o Ibope constatou que em nível nacional o número de aparelhos ligados no país caiu 4% em 2012 em comparação com o ano anterior.
O número de televisores ligados entre 7h e meia noite era de 41.7 pontos e passou para 40,1 pontos no ano passado.
A queda impactou a audiência das emissoras no mercado nacional. Entre 2011 e 2012, a Globo caiu de 17,8 pontos para dezessete pontos; a Record tinha 6,9 pontos e teve uma média de seis pontos em 2012; o SBT perdeu menos: tinha 5,7 pontos e passou para 5,5 pontos; e a Rede TV! que marcou um ponto em 2011 ficou com 0,7 ponto.
A exceção foi a Band. Registrou 2,1 pontos em 2011 e subiu para 2,3 pontos no ano passado.
MEU COMENTÁRIO: Os números dessa pesquisa do Ibope refletem aquilo que a parcela da população brasileira razoavelmente instruída e informada tem feito cada vez mais: abandonar a televisão como veiculo jornalístico de informação e, sobretudo, de opinião e análise das notícias.
Isso decorre de um fato: a fraqueza do jornalismo televisivo no Brasil e o seu alinhamento ao pensamento politicamente correto turbinado em decorrência do controle da patrulha ideológica que domina a maioria dos veículos de comunicação.
A suposta imparcialidade e isenção postulada principalmente pela Rede Globo nada mais é do que um artifício para escamotear a informação verdadeira e a análise opinativa consistente em favor do governo da Dilma e do Lula e, no plano internacional, em defesa de Hussein Obama, Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Cristina Kirchner, Mujica tupamaro e assemelhados.
Notem por exemplo que este meu pequeno blog e que não está alojado em nenhum portal da grande mídia vem seguidamente furando os principais veículos de comunicação no rumoroso caso da doença de Chávez. Que lei este modesto blog está muito melhor informado no que se refere a esses assunto e outros correlatos.
Não sei se a pesquisa do Ibope consultou sobre o comportamento dos leitores da mídia imprensa. Se fizerem pesquisa similar deverão constatar que também está havendo um fuga dos consumidores de veículos impressos. A única exceção é a revista Veja que ainda não sucumbiu ante o pensamento único moldado pelos ditames do deletério políticamente correto.
Suponho que, se os veículo da grande imprensa em geral não mudarem essa orientação editorial perderão cada vez mais leitores que estão descobrindo que os blogs jornalísticos independentes e as próprias redes sociais começam a superar os grandes e tradicionais veículos de comunicação.
Já disse aqui em outras oportunidades que a internet é uma nova mídia que inova e se reinventa com extraordinária velocidade.
Alguns veiculos da grande imprensa estão tentando cobrar pelo conteúdo online. Concordo que cobrem. Mas só pagarei por esse serviço o dia em que realmente ffizerem jornalismo verdadeiro e pararem de adular a bandalha comunista.
Ah, dirão alguns, já não existe mais comunismo. Ora, isso é uma falácia alimentada justamente pelos comunistas vagabundos e mentirosos.
O comunismo permanece intocável. Mudou de roupa. Mas continua o mesmo. Pode até vestir azul.
Os jornalistas da grande imprensa pensam que enganam todo mundo. Estão completamente iludidos.
Quem, como eu, atua no jornalismo digital há quase uma década, sabe que cada vez mais a internet será o locus por excelência do verdadeiro jornalismo, ainda que as grandes empresas de comunicação detenham os meios mais eficazes e com a necessária credibilidade na apuração dos fatos.
Mas com tudo isso começam a perder leitores, ouvintes e telespectadores.
A pesquisa do Ibope aponta claramente esse aspecto.
04 de janeiro de 2013
in aluizio amorim
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