Executivos do LinkedIn, Virgin Group, e Banco Mundial, entre outros, contam quais frases afetaram sua carreira e vida pessoal
RIO — Craig Newmark, fundador do Craiglist, trabalhava como engenheiro da IBM, em Detroit, e irritava seus colegas de trabalho com uma atitude arrogante, ao sair corrigindo todo mundo, mostra reportagem do Huffington Post. Seu chefe na época o puxou de lado e lhe deu o melhor conselho que recebeu na vida: “'Não corrija as pessoas quando elas pouco se importam”.
Um pequeno conselho como este pode acompanhar você por toda a sua vida profissional. Pensando nisso, o LinkedIn procurou Newmark e outros empresários de sucesso em seus ramos de negócios, incluindo Richard Branson, do Virgin Group; Jeff Weiner, CEO do LinkedIn; e Tim Brown, CEO da Ideo, e pediu que cada um recordasse o melhor conselho que recebeu na vida. Confira abaixo os conselhos dos executivos:
Não se arrependa - Richard Branson, fundador do Virgin Group
“O melhor conselho que recebi foi muito simples: não se arrependa. Quem me deu este conselho? Minha mãe. Se você perguntar a qualquer pessoa no mundo quem lhes deu o melhor conselho, aposto que a maioria vai dizer que foi a mãe.
Não sou exceção. Minha mãe me ensinou muitas lições valiosas que ajudaram a moldar a minha vida. Mas não ter nenhum arrependimento se destaca entre todos os outros conselhos, porque tem inspirado todos os aspectos da minha vida e cada decisão de negócios que tomei”.
Continue ouvindo as pessoas - Pete Cashmore, CEO da Mashable
“Eu tive acesso à melhor orientação disponível: nós fazemos. Na era dos blogs, muitos dos principais pensadores da indústria da web publicavam seus pensamentos on-line gratuitamente. Eu aprendi sobre capital de risco graças às ideias de Fred Wilson, e direcionei meu primeiro olhar para o mundo do marketing digital graças a Steve Rubel Edelman.
Charlene Li, da Forrester Research, foi, sem saber, minha mentora no campo das tendências da web. Agora, muitos desses especialistas do setor se transferiram para novas plataformas, como Twitter e Facebook, onde continuam a disseminar seus inestimáveis conselhos e insights para o mundo. E, todos os dias, sem saber, eles me dão o melhor conselho: continue ouvindo”.
Reserve um tempo para conhecer pessoas - Beth Comstock, diretora de marketing da GE
“Ser rápida e organizada sempre foram meus pontos fortes. Quanto mais coisas tinha para fazer, mais eu me sentia viva. Quem melhor do que eu, então, para trabalhar para Jack Welch, conhecido como Sr. Velocidade e Simplicidade. Imagine minha surpresa quando ele me chamou em seu escritório e advertiu-me por ser muito eficiente.
O meu zelo para cumprir com minha lista de tarefas, junto com minha natureza reservada e até meio tímida, passava a imagem de abrupta e fria.
Eu iniciava cada reunião pulando de um lado para o outro para ter todas as ações sob controle. ‘Tire um tempo para conhecer as pessoas. Entenda de onde elas estão vindo, o que é importante para elas. Certifique-se de que elas estão do seu lado’, disse ele. Eu ouvi o que Jack me falou, mas, honestamente, levou algum tempo para que suas palavras surtissem efeito, e mais tempo ainda para que eu mudasse meu comportamento. Afinal, esses atributos conduziram toda a minha vida”.
Você pode fazer o que quiser - Martha Stewart, fundadora da Martha Stewart Living Omnimeda"
“O melhor conselho que recebi foi do meu pai quando eu tinha 12 anos e disposição para escutar. Ele me disse que, com minhas características pessoais, eu poderia, se direcionasse minha mente, fazer qualquer coisa que eu desejasse. Este conselho incutiu em mim um grande senso de confiança, e apesar do fato de que, às vezes, me sentisse um pouco nervosa, acabava fazendo o que eu queria quando me determinava a fazê-lo. Eu acho que realmente, muitas vezes, os pais ajudam a incutir confiança em seus filhos. É algo realmente muito necessário no desenvolvimento de uma pessoa. "
Olhe para seu próprio traseiro - T. Boone Pickens, presidente da BP Capital Management "
“Se eu tivesse que destacar um conselho que tem me guiado ao longo da minha vida, o mais provável seria o de minha avó, Nellie Molonson. Ela sempre fez questão de se certificar de que eu entendi que, no caminho para o sucesso, não podemos culpar os outros quando você falha. Veja o que ela disse: ‘Filho, eu não me importo com quem você é. Algum dia, você vai ter que olhar para o seu próprio traseiro’.
Depois de mais de meio século no ramo de energia, tenho provas de que esse conselho estava certo de tempos em tempos. Meus fracassos? Não tenho dúvidas de quem é o culpado. Meus sucessos? Mais provável que o autor seja o mesmo cara''.
Você pode fazer o que lhe der na cabeça - Jeff Weiner, CEO do LinkedIn
“Quando criança, não me lembro de um dia que tenha se passado sem o meu pai me dizendo que eu podia fazer qualquer coisa que eu enfiasse na cabeça. Disse tantas vezes, que eu parei de ouvir... Levou décadas para que entendesse totalmente a importância dessas palavras e o impacto que teve sobre minha vida”.
Não fique corrigindo as pessoas - Craig Newmark, fundador da Craigslist
“Eu sou um nerd, daqueles bem radicais, e, às vezes, isso passa uma imagem de sabe-tudo. As pessoas se cansaram disso quando eu trabalhava no escritório da IBM em Detroit na década de 1980.
Meu chefe disse que minha atitude tinha se tornado um problema real para cerca da metade de meus colegas de trabalho. No entanto, disse que minha salvação foi o meu senso de humor. Ao tentar ser engraçado — não importa se eu conseguia ser ou não — pelo menos, eu não estava sendo desagradável. Ele me aconselhou a me concentrar em meu senso de humor e a me preocupar menos em ser tão certinho. E não ficar corrigindo as pessoas. Demorou um pouco, mas a mudança foi notada e a tensão diminuiu. E eu acabei me sentindo muito bem.”
Alimente as águias e deixe os perus morrerem de fome - Nilofer Merchant, fundadora da Rubicon Consulting
“Quando eu tinha 20 e poucos anos ... entrei no escritório do meu chefe, e disse a ele que eu sentia que estava enfrentando um tsunami de coisas que deveria prestar atenção, e que não via nenhuma maneira de trabalhar mais para fazer as coisas acontecerem. Eu estava pedindo mais recursos. Ele me fez sentar como se fosse uma criança e deu o seguinte conselho: ''alimente as águias e deixe os perus morrerem de fome''. Ou seja: alimente as águias quer dizer que há apenas algumas coisas que realmente importam. Saiba quais são elas e coloque sua energia para resolvê-las. Nem sempre elas estão na sua frente e você precisa olhar para os lados para encontrá-las. Deixar os perus à míngua significa que muitas coisas estão na sua frente, ciscando, fazendo barulho e exigindo atenção. Justamente porque estão na sua cara, é mais fácil prestar atenção em primeiro lugar. Ignore-as. Esses problemas vão acabar se resolvendo’’.
Você não é obrigado a terminar o seu trabalho, mas não tem permissão para desistir dele - Michael Fertik, CEO da Reputation.com
“Você não é obrigado a terminar seu trabalho, embora não tenha permissão de desistir dele”. A frase é da Pirke Aboth, ou da The Ethics of the Fathers (“A Ética dos Pais”), uma coletânea de pensamentos dos sábios judeus talmúdicos.
Neste caso, do rabino Tarfon. Esta instrução me afetou por anos, e me vejo aplicando-a todos os dias, em tudo: no meu trabalho, na minha vida familiar, nas minhas esperanças de longo prazo, até mesmo no meu senso de responsabilidade como cidadão. É um conceito bonito.
Ele diz que você tem a obrigação com seu trabalho, de continuar tentando trilhar o seu caminho através do mundo, na sua essência, e fazendo a diferença. Ao mesmo tempo, estas palavras têm a ver com o esforço, e não com o resultado. A ideia principal é o projeto, não o sucesso”.
Nunca fique longe da sua mulher por mais de 10 dias - Tim Brown, CEO da IDEO
“Eu recebi um dos mais valiosos conselhos de meu mentor Bill Moggridge logo depois que comecei a trabalhar com ele no final de 1980. Ele tinha um pensamento que chamava de ‘Regra dos 10 dias’, que aplicou religiosamente na sua própria vida, e sugeriu que eu fizesse o mesmo. A ‘Regra dos 10 dias’ fez com que ele nunca ficasse longe da mulher, Karin, por mais de 10 dias seguidos.
Ele poderia ir para qualquer compromisso de trabalho, desde que voltasse para casa num espaço de 10 dias, mesmo que isso significasse voar no dia seguinte para outra reunião com o mesmo cliente. Sua visão era de que esta restrição tornava a viagem mais eficiente e, ao mesmo tempo, mantinha o equilíbrio entre a vida familiar e o trabalho. Eu consegui as duas coisas aplicando a mesma regra ao longo da minha carreira. Estou convencido de que ela me ajudou no trabalho e a manter um ótimo relacionamento com a minha mulher, Gaynor, nos últimos 27 anos”.
Quando você quer alguma coisa de alguém, dê algo em troca - Dave Kerpen, CEO da Likeable local
“Meu sogro, o honorável Steven W. Fisher, me deu este conselho, essencial para o mundo dos negócios: quando você quer algo de alguém, lhe dê algo em troca, sem amarras ou expectativas. Pergunte como você pode ser útil. Aja como um verdadeiro amigo, antes mesmo que você estabeleça uma amizade. Você tem garantias de que será capaz de aproveitar isso depois? Absolutamente não. Mas não é este o ponto, e sim que, quando você age desinteressadamente, quando se comporta como se estivesse diante de um grande amigo, digno de confiança e confiável, respeitoso e gentil, coisas boas virão no relacionamento”.
Siga seus instintos - Michael Moritz, presidente da Sequoia Capital
“Siga seus instintos, foi esta sugestão, lacônica, de apenas três palavras, que eu recebi há 25 anos de Don Valentine, fundador da Sequoia Capital. Siga seus instintos não deve ser confundido com ‘Ignore a realidade’ ou ‘Rumo à glória’. A tradução aproximada é faça o seu trabalho direito, analise as coisas com cuidado, avalie as opções, mas, eventualmente, confie em seu julgamento e tenha coragem de seguir suas convicções, mesmo que sejam impopulares”.
Não seja perfeccionista - Ilya Pozin, fundador da Ciplex
“A maioria de nós é treinada para acreditar que a prática leva à perfeição, mas o melhor conselho que já recebi prega exatamente o contrário: não seja um perfeccionista. Hoje, eu abraço esta ideia, mas quando a ouvi pela primeira vez, há sete anos, eu me recusei a aceitá-la”.
Assuma a culpa quando está errada - Gretchen Rubin, escritora e blogueira
“Meu pai me deu este conselho: se você está disposto a assumir a culpa quando deve, as pessoas vão te dar credibilidade. Este foi talvez o melhor conselho que levei para meu trabalho”.
Perder não importa - Nicholas Thompson, editor sênior da The New Yorker
“O ex-treinador de futebol dos Thompson, Bruce Cochrane, disse uma vez que perder não importa. Pode até soar agora como uma lição banal, uma nova versão para a frase ‘Não importa ganhar ou perder, mas a maneira como você joga’. Na verdade, era algo muito mais poderoso: ele tentava explicar que havia arte naquilo que estávamos tentando fazer e um certo grau de dignidade, mesmo na derrota”.
Você é feliz? - Jeffrey Selingo, escritor e colunista
“O conselho veio de Clint Williams, editor do jornal em que trabalhava. Perto do fim do verão, muitos colegas tentavam descobrir onde focar nossa pesquisa por novas ofertas de emprego. Muitos de nós não sabia o que fazer. O que nos faria felizes?
Clint tinha três regras para a felicidade e me disse para fazer três perguntas: Você está feliz com seu trabalho? Você está feliz onde mora? Você está feliz com quem você está? (dependendo do caso, poderia significar amigos, cônjuge, companheiro etc). Se responder sim para pelo menos duas delas, você encontrou seu lugar no momento. Caso não, você precisa mudar pelo menos um deles”.
Avalie sua carreira a cada 18 meses - Charlene Li, sócia-fundadora do Altimeter Group
“No meu segundo ano na Harvard Business School, fiz um curso de gestão de carreira porque eu não tinha ideia do que fazer após a formatura. No início do curso, um professor me deu o melhor conselho que recebi até hoje: que o bem mais importante que eu seria capaz de gerenciar seria minha carreira e, por isso, eu deveria reservar todo o tempo, atenção e investimento que esta merecia. Nenhum outro bem que eu pudesse gerenciar iria chegar perto do valor que teria minha vida profissional.
Seu conselho específico foi avaliar, a cada 18 meses, como andava a minha carreira. O prazo de 18 meses era porque, segundo ele, este é o tempo que uma pessoa leva para dominar um trabalho e começar a buscar novos desafios. Ou você encontra esses desafios em seu trabalho atual ou vai buscá-los em uma nova oportunidade. Independentemente disso, uma avaliação regular honesta mantém você no controle de sua carreira, ao invés de ficar passiva diante da situação em que está inserida no momento”.
Dê atenção ao feedback de sua equipe - Jim Kim, presidente do Banco Mundial
“Recebi alguns bons conselhos de Marshall Goldsmith, uma das autoridades proeminentes no campo da liderança. Ele me disse: “Se você quiser ser um líder eficaz, ouça e aceite com humildade o feedback que vem de sua equipe. O compromisso fundamental que você tem como líder é ter humildade para ouvir a opinião dos outros, levar a sério as ideias e trabalhar para melhorar. Pode parecer simples, mas não é nada fácil”. Liderança, como Marshall sempre diz, é um esporte de contato e, constantemente, temos que perguntar e ouvir os conselhos dos colegas para melhorar.”
Ignore a opinião das multidões e defina seu próprio rumo - Sallie Krawcheck, ex-Presidente da Merrill Lynch
“Um dia, quando criança, após sofrer uma pequena humilhação, fui para casa em lágrimas. Minha mãe disse que eu deveria ignorar as meninas (da escola). E que a única razão para me tratarem mal era porque estavam com inveja de mim. Por isso, eu deveria ignorar as opiniões das multidões e definir meu próprio caminho”.
Nunca mostre o quão chateado você está - Peter Guber, CEO da Mandalay Entertainment
“Pat Riley, presidente do Miami Heat, disse a Guber que nunca demonstrasse o quão descontente está: ‘Você vai perder muito, muito! Acostume-se! É uma parte crucial do processo. Esse comportamento não ajuda nem a você, nem a sua equipe. Você deve permanecer o mais positivo possível. Gerenciar as perdas é um desafio que você tem que enfrentar. Você nunca deve ceder!’, me aconselhou.”
Você nunca é tão bom quanto pensa, nem pior do que imagina - Vivian Schiller, diretora do Departamento Digital da NBC News
“Você nunca é tão bom quanto pensa, nem tão ruim quanto imagina. Este conselho me foi dado por um ex-chefe e, desde então, me serviu como guia tanto nos melhores como nos piores momentos. Olhando para o passado de minha carreira e todos os lugares por onde passei, houve altos e baixos ao longo do caminho. O que eu aprendi é que a vida é cíclica e que a melhor maneira de manter o foco é ignorar os percalços e pensar a longo prazo”.
Um pequeno conselho como este pode acompanhar você por toda a sua vida profissional. Pensando nisso, o LinkedIn procurou Newmark e outros empresários de sucesso em seus ramos de negócios, incluindo Richard Branson, do Virgin Group; Jeff Weiner, CEO do LinkedIn; e Tim Brown, CEO da Ideo, e pediu que cada um recordasse o melhor conselho que recebeu na vida. Confira abaixo os conselhos dos executivos:
Não se arrependa - Richard Branson, fundador do Virgin Group
“O melhor conselho que recebi foi muito simples: não se arrependa. Quem me deu este conselho? Minha mãe. Se você perguntar a qualquer pessoa no mundo quem lhes deu o melhor conselho, aposto que a maioria vai dizer que foi a mãe.
Não sou exceção. Minha mãe me ensinou muitas lições valiosas que ajudaram a moldar a minha vida. Mas não ter nenhum arrependimento se destaca entre todos os outros conselhos, porque tem inspirado todos os aspectos da minha vida e cada decisão de negócios que tomei”.
Continue ouvindo as pessoas - Pete Cashmore, CEO da Mashable
“Eu tive acesso à melhor orientação disponível: nós fazemos. Na era dos blogs, muitos dos principais pensadores da indústria da web publicavam seus pensamentos on-line gratuitamente. Eu aprendi sobre capital de risco graças às ideias de Fred Wilson, e direcionei meu primeiro olhar para o mundo do marketing digital graças a Steve Rubel Edelman.
Charlene Li, da Forrester Research, foi, sem saber, minha mentora no campo das tendências da web. Agora, muitos desses especialistas do setor se transferiram para novas plataformas, como Twitter e Facebook, onde continuam a disseminar seus inestimáveis conselhos e insights para o mundo. E, todos os dias, sem saber, eles me dão o melhor conselho: continue ouvindo”.
Reserve um tempo para conhecer pessoas - Beth Comstock, diretora de marketing da GE
“Ser rápida e organizada sempre foram meus pontos fortes. Quanto mais coisas tinha para fazer, mais eu me sentia viva. Quem melhor do que eu, então, para trabalhar para Jack Welch, conhecido como Sr. Velocidade e Simplicidade. Imagine minha surpresa quando ele me chamou em seu escritório e advertiu-me por ser muito eficiente.
O meu zelo para cumprir com minha lista de tarefas, junto com minha natureza reservada e até meio tímida, passava a imagem de abrupta e fria.
Eu iniciava cada reunião pulando de um lado para o outro para ter todas as ações sob controle. ‘Tire um tempo para conhecer as pessoas. Entenda de onde elas estão vindo, o que é importante para elas. Certifique-se de que elas estão do seu lado’, disse ele. Eu ouvi o que Jack me falou, mas, honestamente, levou algum tempo para que suas palavras surtissem efeito, e mais tempo ainda para que eu mudasse meu comportamento. Afinal, esses atributos conduziram toda a minha vida”.
Você pode fazer o que quiser - Martha Stewart, fundadora da Martha Stewart Living Omnimeda"
“O melhor conselho que recebi foi do meu pai quando eu tinha 12 anos e disposição para escutar. Ele me disse que, com minhas características pessoais, eu poderia, se direcionasse minha mente, fazer qualquer coisa que eu desejasse. Este conselho incutiu em mim um grande senso de confiança, e apesar do fato de que, às vezes, me sentisse um pouco nervosa, acabava fazendo o que eu queria quando me determinava a fazê-lo. Eu acho que realmente, muitas vezes, os pais ajudam a incutir confiança em seus filhos. É algo realmente muito necessário no desenvolvimento de uma pessoa. "
Olhe para seu próprio traseiro - T. Boone Pickens, presidente da BP Capital Management "
“Se eu tivesse que destacar um conselho que tem me guiado ao longo da minha vida, o mais provável seria o de minha avó, Nellie Molonson. Ela sempre fez questão de se certificar de que eu entendi que, no caminho para o sucesso, não podemos culpar os outros quando você falha. Veja o que ela disse: ‘Filho, eu não me importo com quem você é. Algum dia, você vai ter que olhar para o seu próprio traseiro’.
Depois de mais de meio século no ramo de energia, tenho provas de que esse conselho estava certo de tempos em tempos. Meus fracassos? Não tenho dúvidas de quem é o culpado. Meus sucessos? Mais provável que o autor seja o mesmo cara''.
Você pode fazer o que lhe der na cabeça - Jeff Weiner, CEO do LinkedIn
“Quando criança, não me lembro de um dia que tenha se passado sem o meu pai me dizendo que eu podia fazer qualquer coisa que eu enfiasse na cabeça. Disse tantas vezes, que eu parei de ouvir... Levou décadas para que entendesse totalmente a importância dessas palavras e o impacto que teve sobre minha vida”.
Não fique corrigindo as pessoas - Craig Newmark, fundador da Craigslist
“Eu sou um nerd, daqueles bem radicais, e, às vezes, isso passa uma imagem de sabe-tudo. As pessoas se cansaram disso quando eu trabalhava no escritório da IBM em Detroit na década de 1980.
Meu chefe disse que minha atitude tinha se tornado um problema real para cerca da metade de meus colegas de trabalho. No entanto, disse que minha salvação foi o meu senso de humor. Ao tentar ser engraçado — não importa se eu conseguia ser ou não — pelo menos, eu não estava sendo desagradável. Ele me aconselhou a me concentrar em meu senso de humor e a me preocupar menos em ser tão certinho. E não ficar corrigindo as pessoas. Demorou um pouco, mas a mudança foi notada e a tensão diminuiu. E eu acabei me sentindo muito bem.”
Alimente as águias e deixe os perus morrerem de fome - Nilofer Merchant, fundadora da Rubicon Consulting
“Quando eu tinha 20 e poucos anos ... entrei no escritório do meu chefe, e disse a ele que eu sentia que estava enfrentando um tsunami de coisas que deveria prestar atenção, e que não via nenhuma maneira de trabalhar mais para fazer as coisas acontecerem. Eu estava pedindo mais recursos. Ele me fez sentar como se fosse uma criança e deu o seguinte conselho: ''alimente as águias e deixe os perus morrerem de fome''. Ou seja: alimente as águias quer dizer que há apenas algumas coisas que realmente importam. Saiba quais são elas e coloque sua energia para resolvê-las. Nem sempre elas estão na sua frente e você precisa olhar para os lados para encontrá-las. Deixar os perus à míngua significa que muitas coisas estão na sua frente, ciscando, fazendo barulho e exigindo atenção. Justamente porque estão na sua cara, é mais fácil prestar atenção em primeiro lugar. Ignore-as. Esses problemas vão acabar se resolvendo’’.
Você não é obrigado a terminar o seu trabalho, mas não tem permissão para desistir dele - Michael Fertik, CEO da Reputation.com
“Você não é obrigado a terminar seu trabalho, embora não tenha permissão de desistir dele”. A frase é da Pirke Aboth, ou da The Ethics of the Fathers (“A Ética dos Pais”), uma coletânea de pensamentos dos sábios judeus talmúdicos.
Neste caso, do rabino Tarfon. Esta instrução me afetou por anos, e me vejo aplicando-a todos os dias, em tudo: no meu trabalho, na minha vida familiar, nas minhas esperanças de longo prazo, até mesmo no meu senso de responsabilidade como cidadão. É um conceito bonito.
Ele diz que você tem a obrigação com seu trabalho, de continuar tentando trilhar o seu caminho através do mundo, na sua essência, e fazendo a diferença. Ao mesmo tempo, estas palavras têm a ver com o esforço, e não com o resultado. A ideia principal é o projeto, não o sucesso”.
Nunca fique longe da sua mulher por mais de 10 dias - Tim Brown, CEO da IDEO
“Eu recebi um dos mais valiosos conselhos de meu mentor Bill Moggridge logo depois que comecei a trabalhar com ele no final de 1980. Ele tinha um pensamento que chamava de ‘Regra dos 10 dias’, que aplicou religiosamente na sua própria vida, e sugeriu que eu fizesse o mesmo. A ‘Regra dos 10 dias’ fez com que ele nunca ficasse longe da mulher, Karin, por mais de 10 dias seguidos.
Ele poderia ir para qualquer compromisso de trabalho, desde que voltasse para casa num espaço de 10 dias, mesmo que isso significasse voar no dia seguinte para outra reunião com o mesmo cliente. Sua visão era de que esta restrição tornava a viagem mais eficiente e, ao mesmo tempo, mantinha o equilíbrio entre a vida familiar e o trabalho. Eu consegui as duas coisas aplicando a mesma regra ao longo da minha carreira. Estou convencido de que ela me ajudou no trabalho e a manter um ótimo relacionamento com a minha mulher, Gaynor, nos últimos 27 anos”.
Quando você quer alguma coisa de alguém, dê algo em troca - Dave Kerpen, CEO da Likeable local
“Meu sogro, o honorável Steven W. Fisher, me deu este conselho, essencial para o mundo dos negócios: quando você quer algo de alguém, lhe dê algo em troca, sem amarras ou expectativas. Pergunte como você pode ser útil. Aja como um verdadeiro amigo, antes mesmo que você estabeleça uma amizade. Você tem garantias de que será capaz de aproveitar isso depois? Absolutamente não. Mas não é este o ponto, e sim que, quando você age desinteressadamente, quando se comporta como se estivesse diante de um grande amigo, digno de confiança e confiável, respeitoso e gentil, coisas boas virão no relacionamento”.
Siga seus instintos - Michael Moritz, presidente da Sequoia Capital
“Siga seus instintos, foi esta sugestão, lacônica, de apenas três palavras, que eu recebi há 25 anos de Don Valentine, fundador da Sequoia Capital. Siga seus instintos não deve ser confundido com ‘Ignore a realidade’ ou ‘Rumo à glória’. A tradução aproximada é faça o seu trabalho direito, analise as coisas com cuidado, avalie as opções, mas, eventualmente, confie em seu julgamento e tenha coragem de seguir suas convicções, mesmo que sejam impopulares”.
Não seja perfeccionista - Ilya Pozin, fundador da Ciplex
“A maioria de nós é treinada para acreditar que a prática leva à perfeição, mas o melhor conselho que já recebi prega exatamente o contrário: não seja um perfeccionista. Hoje, eu abraço esta ideia, mas quando a ouvi pela primeira vez, há sete anos, eu me recusei a aceitá-la”.
Assuma a culpa quando está errada - Gretchen Rubin, escritora e blogueira
“Meu pai me deu este conselho: se você está disposto a assumir a culpa quando deve, as pessoas vão te dar credibilidade. Este foi talvez o melhor conselho que levei para meu trabalho”.
Perder não importa - Nicholas Thompson, editor sênior da The New Yorker
“O ex-treinador de futebol dos Thompson, Bruce Cochrane, disse uma vez que perder não importa. Pode até soar agora como uma lição banal, uma nova versão para a frase ‘Não importa ganhar ou perder, mas a maneira como você joga’. Na verdade, era algo muito mais poderoso: ele tentava explicar que havia arte naquilo que estávamos tentando fazer e um certo grau de dignidade, mesmo na derrota”.
Você é feliz? - Jeffrey Selingo, escritor e colunista
“O conselho veio de Clint Williams, editor do jornal em que trabalhava. Perto do fim do verão, muitos colegas tentavam descobrir onde focar nossa pesquisa por novas ofertas de emprego. Muitos de nós não sabia o que fazer. O que nos faria felizes?
Clint tinha três regras para a felicidade e me disse para fazer três perguntas: Você está feliz com seu trabalho? Você está feliz onde mora? Você está feliz com quem você está? (dependendo do caso, poderia significar amigos, cônjuge, companheiro etc). Se responder sim para pelo menos duas delas, você encontrou seu lugar no momento. Caso não, você precisa mudar pelo menos um deles”.
Avalie sua carreira a cada 18 meses - Charlene Li, sócia-fundadora do Altimeter Group
“No meu segundo ano na Harvard Business School, fiz um curso de gestão de carreira porque eu não tinha ideia do que fazer após a formatura. No início do curso, um professor me deu o melhor conselho que recebi até hoje: que o bem mais importante que eu seria capaz de gerenciar seria minha carreira e, por isso, eu deveria reservar todo o tempo, atenção e investimento que esta merecia. Nenhum outro bem que eu pudesse gerenciar iria chegar perto do valor que teria minha vida profissional.
Seu conselho específico foi avaliar, a cada 18 meses, como andava a minha carreira. O prazo de 18 meses era porque, segundo ele, este é o tempo que uma pessoa leva para dominar um trabalho e começar a buscar novos desafios. Ou você encontra esses desafios em seu trabalho atual ou vai buscá-los em uma nova oportunidade. Independentemente disso, uma avaliação regular honesta mantém você no controle de sua carreira, ao invés de ficar passiva diante da situação em que está inserida no momento”.
Dê atenção ao feedback de sua equipe - Jim Kim, presidente do Banco Mundial
“Recebi alguns bons conselhos de Marshall Goldsmith, uma das autoridades proeminentes no campo da liderança. Ele me disse: “Se você quiser ser um líder eficaz, ouça e aceite com humildade o feedback que vem de sua equipe. O compromisso fundamental que você tem como líder é ter humildade para ouvir a opinião dos outros, levar a sério as ideias e trabalhar para melhorar. Pode parecer simples, mas não é nada fácil”. Liderança, como Marshall sempre diz, é um esporte de contato e, constantemente, temos que perguntar e ouvir os conselhos dos colegas para melhorar.”
Ignore a opinião das multidões e defina seu próprio rumo - Sallie Krawcheck, ex-Presidente da Merrill Lynch
“Um dia, quando criança, após sofrer uma pequena humilhação, fui para casa em lágrimas. Minha mãe disse que eu deveria ignorar as meninas (da escola). E que a única razão para me tratarem mal era porque estavam com inveja de mim. Por isso, eu deveria ignorar as opiniões das multidões e definir meu próprio caminho”.
Nunca mostre o quão chateado você está - Peter Guber, CEO da Mandalay Entertainment
“Pat Riley, presidente do Miami Heat, disse a Guber que nunca demonstrasse o quão descontente está: ‘Você vai perder muito, muito! Acostume-se! É uma parte crucial do processo. Esse comportamento não ajuda nem a você, nem a sua equipe. Você deve permanecer o mais positivo possível. Gerenciar as perdas é um desafio que você tem que enfrentar. Você nunca deve ceder!’, me aconselhou.”
Você nunca é tão bom quanto pensa, nem pior do que imagina - Vivian Schiller, diretora do Departamento Digital da NBC News
“Você nunca é tão bom quanto pensa, nem tão ruim quanto imagina. Este conselho me foi dado por um ex-chefe e, desde então, me serviu como guia tanto nos melhores como nos piores momentos. Olhando para o passado de minha carreira e todos os lugares por onde passei, houve altos e baixos ao longo do caminho. O que eu aprendi é que a vida é cíclica e que a melhor maneira de manter o foco é ignorar os percalços e pensar a longo prazo”.
24 de março de 2013
O Globo
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