"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 13 de maio de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Espionagem petralha volta com ameaças à honra de Barbosa, caso mensaleiros sejam presos de repente

Sabendo que podem ser surpreendidos com o pedido de prisão dos condenados no Mensalão, os membros da chamada “área de inteligência” do PT voltam a rosnar, nos bastidores, que existe muito chumbo grosso contra os ministros do Supremo Tribunal Federal, principalmente contra o presidente da Corte. Azar deles que Joaquim Barbosa já avisou a aliados que está “pronto para tudo”.
A ilegal espionagem petralha já tem tudo pronto para vazar – na imprensa aliada – informações que, na avaliação da cúpula petista, poderia macular a bem construída imagem positiva de Joaquim Barbosa junto às opiniões pública e publicada. O jogo sujo da petralhada, preparando covardes ataques pessoais à honra de integrantes do Judiciário, é uma ameaça cada vez mais concreta diante do risco real e quase imediato de seus “mensaleiros” serem presos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal já deu sinais de que rejeitará os embargos declaratórios ou infringentes movidos pelos advogados dos réus da Ação Penal 470. O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, já manifestou, claramente, que tais recursos não devem ser aceitos.
A petralhada já teme que, na votação em plenário, a maioria do STF repita o que decidiu, semana passada, no julgamento de um processo contra o ex-deputado José Tático – condenado a 7 anos de cadeia, em regime semiaberto, em setembro de 2010 pelos crimes de apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição previdenciária.
O raciocínio do caso Tático tem tudo para valer no Mensalão. Nas palavras do ministro Joaquim Barbosa sobre os recursos de Tático, “os presentes embargos declaratorios têm intento protelatório. Se limitam a reproduzir questões já apreciadas no mérito da ação penal. Determino, independentemente da apreciação do acórdão, a imediata execução da pena”.
Se Barbosa pedir o imediato cumprimento da pena dos mensaleiros, na bravata petralha de bastidores, uma guerra contra ele será declarada, com um desfecho institucional imprevisível. Se os petralhas têm mesmo coragem de comprar uma briga ainda maior com Barbosa, e se realmente têm algo de concreto para causar tanto prejuízo assim à honra do ministro, isto são outros quinhentos...
Voa, Barbosa!
Defensores dos beneficiários do fundo de pensão Aerus esperam que o ministro Joaquim Barbosa cumpra, voando, o prazo de seu pedido de vistas ao processo que define o pagamento de indenização à Varig pelas perdas bilionárias com a defasagem de tarifas aéreas provocada pelos planos econômicos.
Nos bastidores do STF, comenta-se que Barbosa quer dar uma olhada mais detalhada no caso, para ter certeza de que nenhum esquema petralha será beneficiado com a quase certa decisão do STF em favor da companhia falida e o fundo de pensão de seus empregados – à míngua, recebendo apenas 10% de pensão pelo que contribuíram.
Se descobrir alguma armação – o que já tem indícios -, Barbosa vai tentar neutralizar as vantagens indevidas aos petralhas que agiram, deliberadamente, pela quebra da Varig, e agora posam como grandes interessados na indenização de R$ 3 bi a R$ 6 bilhões.
Barbosa dançou
Um outro Barbosa que a petralhada conseguiu detonar foi o Nelson.
Muito PT da vida, o economista vai deixar o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda – que ocupa desde 2011.
O pedido de Nelson Barbosa para sair deixa clara a guerra interna na equipe do Ministro Guido Mantega – que anda mais prestigiado que técnico de time de futebol que só perde de goleada...
Ferreira Gullar na ACSP
O jornalista, escritor e poeta Ferreira Gullar participa logo mais, às 17 horas, de uma plenária da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O tema em debate será O Neopopulismo no Brasil e na América Latina".

A reunião será transmitida AO VIVO via WebTV, com links nas páginas da ACSP (www.acsp.com.br) e da Facesp (www.facesp.com.br).
 
Que venham os médicos
 
 

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

13 de maio de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário