"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

UNIÃO EUROPÉIA PEDE AJUDA À CHINA

A Europa é o maior parceiro comercial da China
O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso — as duas maiores autoridades do bloco — estão em Pequim, a fim de convencer os chineses a injetarem recursos no socorro à Europa.

Leia também: Ainda não é hora de comemorar o fim da crise financeira

A China ainda não injetou qualquer quantia na ajuda às economias europeias fortemente abaladas pela crise da dívida pública na zona do euro.

Maior parceiro comercial
Van Rompuy e Durão Barroso têm a missão de convencer investidores chineses de que a Europa conseguirá lidar com a crise da dívida.

A Europa é o maior parceiro comercial da China. Existe a perspectiva de participação dos chineses na ajuda à zona do euro por intermédio do Fundo Monetário Internacional.

14/02/2012
Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário