"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 17 de maio de 2012

REPUBLICANAGEM

GRÉCIA QUEBRADA
Gregos retiram entre € 700 milhões e € 1,2 bilhão dos bancos em três dias.
Corrida aos caixas eletrônicos aumentou com a crise política e o temor de que Atenas deixe a zona do euro. Esta notícia só vale mesmo pelo que mostra de identificação dos gregos com os brasileiros. Lá, tal como aqui, as fontes de informação se enganam por pouco nos valores que anunciam. A diferençazinha entre 700 milhões e 1,2 bilhão de euros é de apenas meio bilhão de euros. Uma coisinha de nada. Mas não é por isso que a Grécia está quebrada. É histórico, a Grécia sempre valeu apenas pelas ruínas.

LANCHAS NO ARQUIVO
Como se esperava, o Conselho de Étitica da Presidência arquivou o caso das lanchas-patrulha que Ideli diz que não comprou, mas pagou e não bufou. Agora falta apenas dizer o que o governo vai fazer com elas. Guardar no arquivo-morto vai ser difícil.
PELE DE MARTA
Marta Suplicy pede pressão popular por lei contra a homofobia. Senadora relatora do projeto diz que sociedade precisa ser mais participativa no assunto. Vai ver que a sociedade não entra nessa porque não quer estar na pele de Marta e prefere olhar a senadora sexóloga com bons olhos.

GREVE E ACIDENTE
Que coisa! Foi só os metroviários entrarem em greve para São Paulo saltar na frente com uma batida entre dois trens na linha 3-vermelha. O coitado do presidente do Metrô de São Paulo, Peter Walker, teve que se desdobrar em justificativas para dizer que a causa mais provável do acidente foi uma falha mecânica. A colisão só fez barulho, deixou um saldo de quase 40 pessoas feridas. Não houve mortos, só feridos. E, afinal, por que é mesmo que os metroviários estão de greve, pô?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário