"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O JULGAMENTO DO MENSALÃO CONFIRMA OS PIORES TEMORES DE LULA E DO PT


Ao votar pela condenação do deputado João Paulo Cunha, PT de São Paulo, também pelo crime de lavagem de dinheiro, o ministro Ayres Brito desempatou o jogo, porque até ali o placar era de 5 x 5.

. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, uma das estrelas mais reluzentes do PT, foi condenado pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passíva.

. Ele foi o primeiro político petista de expressão a ser condenado.

. E irá para a cadeia.

. Raposas petistas mais felpudas, como o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do Partido, José Genoíno, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, estão mais do que alarmados.

. E com razão.

. O STF lava a alma da nação ao proclamar que o mensalão existiu, sim, e que os membros da organização criminosa irão para a cadeia.

. O julgamento mal começou. Apenas um de oito itens previstos para julgamento foi concluído.

. E já se percebem os efeitos.

. Em São Paulo, condenado, corrupto julgado, o deputado João Paulo Cunha renunciou à condição de candidato a prefeito de Osasco. Em todo o País, o PT lidera em apenas uma das 27 capitais.

. É uma débâcle inevitável.

. O PT não terá como conviver com a mancha que o STF prende-lhe na cara, o que quer dizer que finalmente será obrigado a fazer o que negou a Tarso Genro quando estourou o escândalo, ou seja, terá que refundar-se - desaparecer.

. Se tudo continuar como ocorre no STF, o País será outro a partir dali.


Julgamento chamuscará para valer o Banco Rural

Assim que o ministro Ayres Brito concluiu o voto de condenação ao deputado João Paulo Cunha, a palavra voltou para o ministro relator Joaquim Barbosa, que tratou do núcleo financeiro do mensalão,envolvendo os réus Kátia Rabello, Vinícius Samarane, Ayanna Tenório e José Roberto Salgado, todos do Banco Rural..
Eles respondem por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas - esse último só não é imputado a Ayanna.

. O núcleo financeiro cuidava para que a propina chegasse aos parlamentares em segurança, longe da vista dos órgãos de controle.

. Joaquim Barbosa falou em "informações contábeis falsas", prestadas pelo Banco Rural. Ele lê um laudo de peritos a respeito da atuação do Banco Rural, que criminosamente concedeu empréstimos de31 milhões para a DNA de Marcos Valério.

. O Banco Rural sairá chamuscado deste julgamento e seus diretores irão parar na cadeia, caso os demais ministros acompanhem o voto de Joaquim Barbosa. 
 
31 de agosto de 2012
polibio braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário