"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 23 de dezembro de 2012

O FIM DE UMA LENDA

 

Nos últimos anos, o ex-ministro José Dirceu alardeou um poder que já não tem há muito no PT. Os adversários do petismo ajudaram a alimentar esse mito para desgastar o partido que governa o país.

Agora está claro o limite de seu poder e de sua capacidade de mobilização. Em 24 de novembro, Dirceu bradou:
“É preciso ir às ruas!”. Ele pretendia fazer “o julgamento do julgamento”. Os petistas não foram às ruas durante o julgamento do mensalão e nem irão quando os condenados estiverem na prisão.

Dirceu saiu contrariado da última reunião nacional do PT, que se recusou a aprovar uma proposta de manifestações públicas contra o STF.

23 de dezembro de 2012
Ilimar Franco, O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário