"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O PONTO CEGO DA CIÊNCIA

article image
Livro de Samuel Arbesman mostra que conhecimento é menos rígido do que parece
Como o conhecimento está sujeito a mudanças com o passar dos anos

Em 1870, quando estudava a quantidade de ferro contida nos vegetais verdes, o químico Erich von Wolf acidentalmente adicionou uma casa decimal a mais ao anotar sua descoberta em seu caderno.
Como resultado, o espinafre foi catalogado como fonte de 35 miligramas de ferro. O exagero foi corrigido em 1937, mas antes disso serviu de inspiração para a criação do personagem Popeye.
 
Para Samuel Arbesman, especialista em matemática aplicada e autor do livro The Half-Life of Facts (A meia verdade dos fatos, em tradução livre), o fato mostra que nosso conhecimento é menos rígido do que parece. Em seu livro, Arbesman explica que não importa qual seja a área, os fatos mudam ou são corrigidos, e entender estas mudanças é útil e interessante.

O livro mostra que o conhecimento não passa de uma taxa de consenso que pode mudar com o passar dos anos. Parte dessas mudanças são frutos de erros e correções, porém muitas mudanças se devem a novas descobertas permitidas pelo avanço da tecnologia.
Para Arbesman, a ciência é um "esforço humano" e o conhecimento constante traz consigo a incerteza do erro.
A doutrina científica de hoje pode se tornar o exemplo de erro de amanhã.

O que deve ser feito?
A resposta certa, segundo Arbesman, é abraçar a mudança, em vez de evitá-la. "Mais importante do que a aprendizagem é aprender a se adaptar às mudanças", disse Arbesman.
Em outras palavras: em um mundo com fluxo constante de informações, não é o que você sabe que conta, mas sim sua capacidade de atualizar as informações aprendidas.

03 de dezembro de 2012

Fontes: The Wall Street Journal-The Scientific Blind Spot

Nenhum comentário:

Postar um comentário