"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 16 de fevereiro de 2013

CASCATA OU LOUCURA? AS FOTOS DE HUGO CHÁVEZ DIZEM UMA COISA, ENQUANTO O COMUNICADO DO GOVERNO DIZ OUTRA. QUEM ESTÁ MENTINDO?

 

De acordo com um comunicado lido pelo ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, na quinta-feira, o presidente Hugo Chávez tem dificuldades para falar e respira com a ajuda de uma traqueostomia, devido a sequelas da infecção respiratória adquirida após a cirurgia para combater o câncer.


Traqueostomia???

“A infecção respiratória (…) foi controlada, mas ainda persiste um certo grau de insuficiência. Devido a essas circunstâncias, que estão sendo devidamente tratadas, o presidente Chávez respira através de cânula traqueal, que lhe dificulta temporariamente a fala”, disse Villegas, em pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão.

Na sexta-feira, uma surpresa mundial. São divulgadas fotos em que Chávez aparece com as filhas, e em seu pescoço não há sinais da traqueostomia nem aparece a tal “cânula traqueal” citada por Viegas. Ou seja, as fotos não foram feitas agora, embora em algumas delas apareça um exemplar do jornal Granma do dia 14, quinta-feira. Tudo muito estranho.

E fica mais estranho ainda quando na mesma quinta-feira, o vice-presidente Nicolás Maduro tivesse anunciado que conversara com o presidente bolivariano, que estava conectado a equipamentos e sem condição de falar. Maduro disse ainda que Chávez enfrentava complicações em seu estado de saúde e seria submetido a tratamentos pesados.

Como é, então, que no dia seguinte Chávez aparece assim, sorridente e sem o menor vestígio da traqueostomia?
Traduzindo: as fotos são uma tremenda cascata ou o vice-presidente Maduro e o ministro Villegas são dois lunáticos que precisam ser internados com a máxima urgência. E la nave va…

16 de fevereiro de 2013
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário