"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sábado, 16 de fevereiro de 2013

FOTO DE CHÁVEZ NÃO CONVENCE E GERA ONDA DE PROTESTO NAS REDES SOCIAIS. CIDADÃOS EXIGEM BOLETIM MÉDICO.



 
Ilustrações como esta circulam intensamente pelas redes sociais e aludem ao fato de que Chávez não poderia aparentar a mínima tranquilidade em razão do tratamento radical ao qual é submetido há mais de dois meses. Chávez não pode caminhar e sequer permanecer sentado. Além disso perdeu a voz por causada da traqueotomia como mostra a ilustração. No texto dessa foto se vê o nível de revolta dos cidadãos venezuelanos.

As fotos distribuídas à imprensa pelo governo chavista, tentando provar que o tiranete Hugo Chávez se recupera no hospital Cimeq em Havana, a capital cubana, onde se encontra há dois meses acamado, vêm causando grande revolta entre os venezuelanos.

Além da profusão de montagens fotográficas ridicularizando Chávez, onde aparece no lugar de do caudilho até mesmo Hussein Obama, e que circulam à farta nas redes sociais, estão também protestos sérios em que diagramas e desenhos provam que Chávez não poderia exibir um rosto rosado e tranquilo quando se completam mais de dois meses em que está na cama.

Nesta composição fotográfica que circula pelas redes sociais a partir da Venezuela, se vê que seria impossível o caudilho bolivariano estar com ar sorridente, quando os médicos tiveram que lhe aplicar uma traqueotomia, tratamento invasivo e extremo, de modo a permitir que respire, já que continua sofrendo de infecção pulmonar.

Seja como for, o fato é que a distribuição das fotos na tentativa de mostrar que Chávez se recupera, tiveram um efeito contrário e veículos da grande mídia internacional já contestam sua veracidade, conforme vocês poderão conferir aqui com exclusividade.

Nas redes sociais como Twitter e Facebook aumentam os protestos dos cidadãos venezuelanos que cobram do governo a verdade sobre o estado de saúde do ditador, como atesta a ilustração acima que circula intensamente pela web. Até hoje o governo venezuelano não liberou nenhum boletim médico oficial sobre o câncer de Chávez.
 
16 de fevereiro de 2013
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário