Um total de 33 guerrilheiros das Farc morreram e outro foi capturado em uma operação das Forças Militares da Colômbia em Arauca, departamento que faz fronteira com a Venezuela, revelaram nesta quarta-feira o presidente Juan Manuel Santos e a autoridade militar da região.
Em mensagem na sua conta no Twitter, Santos escreveu que se tratou de um "grande golpe às Farc" em uma região onde o grupo insurgente matou 11 militares.
"São 24 mortos e 10 capturados. Felicitações a nossas forças", acrescentou o governante ao fazer referência ao saldo preliminar da operação militar, cujos resultados foram ampliados posteriormente pelo comandante da Oitava Divisão do Exército, o general Ernesto Maldonado, e o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón.
O titular da Defesa disse em uma conferência com a imprensa que a ação deixou um resultado aparentemente definitivo de 33 rebeldes mortos e um preso, conhecido como "Misael", segundo o comando da 10ª frente das Farc, e que sofreu um pedido de extradição dos Estados Unidos.
Com eles, já são 36 os guerrilheiros mortos e cinco os capturados em menos de 24 horas na mesma região, acrescentou Pinzón, que compareceu junto aos altos comandantes militares e policiais.
Previamente, o general Maldonado destacou de sua sede em Yopal, a capital de Casanare, departamento vizinho ao de Arauca, que a ação, realizada na zona rural da cidade limítrofe de Arauquita, deixou 31 rebeldes mortos e outros três capturados.
Os insurgentes faziam parte de uma comissão da 10ª frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), acrescentou Maldonado em declarações por telefone à emissora "Caracol Radio".
A operação foi lançada no início desta quarta-feira, primeiro por aeronaves da Força Aérea Colombiana (FAC), que bombardearam os rebeldes, e depois por uma brigada móvel do Exército, que desembarcou de helicóptero, continuou o chefe militar.
Os guerrilheiros mortos "são os que dirigiram e fizeram o assassinato dos soldados", disse o general se referindo à emboscada do sábado na qual as Farc mataram um suboficial e dez soldados.
Os soldados pertenciam a um batalhão de vigilância das infraestruturas energéticas e sofreram uma emboscada enquanto acampavam em Arauquita.
Na terça-feira, em operações contra a organização insurgente na mesma região, morreram nas mãos das tropas três rebeldes e outros quatro foram presos.
21 de março de 2012
Postado por Pedro Bougleux
Um painel político do momento histórico em que vivem o país e o mundo. Pretende ser um observatório dos principais acontecimentos que dominam o cenário político nacional e internacional, e um canal de denúncias da corrupção e da violência, que afrontam a cidadania. Este não é um blog partidário, visto que partidos não representam idéias, mas interesses de grupos, e servem apenas para encobrir o oportunismo político de bandidos. Não obstante, seguimos o caminho da direita. Semitam rectam.
"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)
"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário