Não vejo utilidade numa Comissão da Verdade que me conforte em seu maniqueísmo. Ela pode ser útil apenas se conseguir dar à nossa democracia e às futuras gerações elementos de reflexão para entender e evitar qualquer repetição futura - a história pode ser cíclica - do que aconteceu.
Um governo democrático, falido, uma intervenção militar galopante que se transforma em feroz ditadura, uma resistência armada que a seu modo atiça essa ferocidade mas cujo fracasso a exime do risco considerável de tornar-se, também ela, liberticida. Não nos coloco no mesmo plano dos que suprimiram a liberdade de todos, perseguiram a centenas de milhares por razões políticas, durante mais de duas décadas, torturaram sistematicamente e fizeram desaparecer resistentes.
Os que transformaram instituições militares em máquinas de repressão, monopolizaram o poder, impuseram a censura, liquidaram as eleições e promoveram um modelo de crescimento injusto e concentrador de renda cujas sequelas persistem. Mas sustento que nossos erros, suas consequências e tudo que resultou da nossa ideologia de então nos países onde chegou ao poder é discussão legítima na Comissão da Verdade.
Não há muita serventia cívica em ficar repisando o que já se sabe há tanto tempo: que houve torturas e execuções com desaparecimentos autorizadas pela cadeia de comando partindo dos presidentes da república daquele regime. Não é mistério quem as praticou.
A Argentina e o Chile decidiram julgar alguns dos seus torturadores e carrascos. Por outro lado, o Chile foi forçado a manter Augusto Pinochet, o ditador-comandante, à frente do exército em toda uma primeira fase de sua democracia.
Outros países como a Espanha pós-franquista e a África do Sul optaram pelo caminho de não julga-los. A África do Sul no que pese a barbárie do apartheid optou por uma Comissão da Verdade didática, catártica com o Arcebispo Desmond Tutu.
Como todo respeito a quem sofreu o que não sofri - escapei da prisão e da tortura - não vejo como politicamente positivo para o Brasil de hoje anular a “anistia recíproca” para julga-los, quarenta anos mais tarde.
Penso que isso politicamente oferece holofotes à extrema direita facilitando seu proselitismo no meio militar. Pavlovianamente potencializa sua narrativa, lhe faculta novos espaços. É um jogo de soma zero.
Para entender toda essa história é necessário também decifrar o que diabos sucedeu com nossa democracia da Constituição de 46. Meu amigo Darcy Ribeiro dizia que o governo Jango fora “deposto por suas qualidades, não por seus defeitos”.
Tenho dúvidas.
É bom examinar historicamente como um governo democrático torna-se de tal forma disfuncional, incompetente e fragilizado frente a uma ambição golpista à espreita desde 1954.
Como consegue alienar a classe média viabilizando politicamente sua própria deposição. Como em um discurso insensato para suboficiais sargentos e marinheiros, no Automóvel Club, Jango promove a quebra da hierarquia, mas, depois, nem tenta seriamente resistir à quartelada, no que pese seu dispositivo militar legalista ainda poderoso.
Enfim, como as ações desse homem bom – soe suceder em política, na aguda observação de Max Weber - acabam engendrando o mal.
Como uma quartelada de um chefete distante do núcleo conspirador vence pelo telefone. Como um segmento extremista da oficialidade, sedento de poder em causa própria, por sucessivas subsequentes quarteladas vai estabelecendo a ditadura: supressão das eleições presidenciais previstas para 1965, perseguições em massa, primeiras torturas e, finalmente, a instituição de um poder ditatorial truculento e corrupto (lembrem-se de Yolanda Costa e Silva...) Como a resistência a esse estado de coisas jamais logra unificar-se e mobilizar a maioria da população pelo restabelecimento da democracia perdida - isso só acontecerá duas décadas mais tarde - mas parte para uma ação armada socialmente isolada.
Nesse contexto de isolamento social a luta armada acabou favorecendo os segmentos mais duros do regime que superestimaram, por vezes comicamente, nosso poderio. Só para dar um exemplo, a VPR, no Rio de Janeiro, na época de suas ações mais espetaculares, o sequestro dos embaixadores da Alemanha e Suíça e sua troca por 110 presos políticos, tinha menos de vinte combatentes... e duas metralhadoras.
Além dos erros políticos, da visão autoritária e das vítimas de nossas ações, em situação de confronto, pode-se também atribuir crimes à guerrilha urbana? Em alguns casos sim. Um marinheiro inglês, de 19 anos, estupidamente “justiçado”, na praça Mauá. Um militante que queria deixar uma das organizações executado pelos companheiros por suspeita poder vir a se tornar um “traidor”.
Dois exemplos. Não foram tantos assim mas, a bem da verdade, aconteceram. E as dezenas de pessoas, alheias a todo aquele conflito, que estiveram em algum momento sob mira de nossas armas ao “expropriarmos” os bancos nos quais eram clientes ou nos seus carros tomados de empréstimo revolucionário para uma operação? As vítimas de “acidentes” ocorridos naquelas circunstâncias...
Aqui faço um parentesis para complicar mais um pouquinho os lugares comuns de lado a lado que permeiam esse debate: sim, o que me fez empunhar armas contra o regime militar foi certamente a opressão daquele regime, particularmente o esmagamento violento do movimento estudantil. E sim, ao ingressar na luta armada passei a compartilhar de uma ideologia que não almejava a democracia mas uma ditadura revolucionária. Mas, sim também, ao contrário da Argentina, em nenhum momento atuamos contra um governo democraticamente eleito. Mais: sem poder prova-lo hoje acredito que um gesto de abertura do regime militar, um calendário de eleições livres, na época das grandes passeatas de 1968, poderia ter induzido os incipientes grupos armados a deixar as armas. Mas ambos lados compartilharam da fé inquebrantável em ditaduras virtuosas.
A verdade terá sua serventia se for para vacinar a sociedade brasileira contra o conjunto de erros cometidos no Brasil, desde 1946 e não apenas repetir, repisar e reiterar o que todos já sabemos desde os relatórios detalhados do Tortura Nunca Mais. Foi sábia, ao contrário do que pretendem alguns, a escolha do ano da Constituição pós ditadura getulista como ponto de partida. Não faz sentido apenas apurar a verdade para concluir pela milésima vez que a ditadura militar, de 64 a 85, foi malvada. Faz mais sentido tentar entender porque ela durou tanto tempo mas, sobretudo, por que antes dela havia fracassado a democracia.
03 de junho de 2012
Alfredo Sirkis
COMENTO: sendo o autor um ex-militante de grupo armado subversivo, devemos "dar um desconto" em suas idéias. Afinal, já aprendi que quando alguém se diz comunista devemos acreditar piamente nisso.
A ideologia se faz presente, por exemplo ao citar os contra revolucionários de 1964 como "os que suprimiram a liberdade de todos, ... e promoveram um modelo de crescimento injusto e concentrador de renda cujas sequelas persistem."
Também, ao classificar Jango como "um homem bom"; e ao agredir de novo os contra revolucionários classificando-os como "um segmento extremista da oficialidade, sedento de poder em causa própria, [responsável] por sucessivas subsequentes quarteladas [que] vai estabelecendo a ditadura".
Finge esquecer que a situação brasileira estava se estabilizando quando atentados terroristas fizeram recrudescer a repressão governamental.
É maldoso ao citar a existência de corrupção remetendo à lembrança da esposa do Mar Costa e Silva sem sequer citar o que o leva a tanto. E tenta diminuir a capacidade criminosa da "cumpanherada", reduzindo o efetivo da VPR no RJ a "uns vinte militantes e duas metralhadoras", além de reduzir seus crimes a dois exemplos, afirmando que "Não foram tantos assim mas, a bem da verdade, aconteceram" - o Blog do RVChudo traz uma pequena lista mostrando que foram bem mais do que os "tantos assim" - e taxar de "vítimas de acidentes" os atingidos sem envolvimento nos conflitos.
Também não creio que realmente acredite que "um gesto de abertura do regime militar" pudesse pacificar os ânimos em 1968, época em que a "revolução comunista" era moda em praticamente todo o mundo. Por fim, o conteúdo positivo do texto, no meu ponto de vista, é o reconhecimento, primeiro, de que ele e seus camaradas lutavam pela implantação de uma "ditadura revolucionária", isto é, o comunismo que hoje só existe em pequenos países falidos como Coréia do Norte, Cuba e Vietnã e, depois, da completa inutilidade prática da Comissão da (meia) Verdade governamental.
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