"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 21 de agosto de 2012

NO RIO DE JANEIRO, SURGE A OAB DO PT, ENVERGONHANDO OS ADVOGADOS

 

É estarrecedor, inconcebível, inimaginável, impensável – faltam-me adjetivos – mas é verdade: a historicamente apartidária OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) está sendo administrada a serviço do PT.

O vídeo, que corre no You Tube e pode ser visto clicando-se no link ao lado (www.youtube.com/watch?v=C6qAP3QX-V8), mostra o Presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, com botton da OAB na lapela e tudo, pedindo votos para o candidato a vereador pelo PT, Siron. Incrível, mas o Presidente da OAB-RJ transformou-se em cabo eleitoral do PT.

A Seccional da OAB no Rio de Janeiro, sempre comprometida com as questões sociais, em luta pela ética na política, partícipe de grandes iniciativas sociais como “A ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela Vida”, capitaneada pelo inesquecível Betinho, a mesma OAB que defendeu os direitos humanos na chacina da Candelária, agora está a serviço do Partido dos Trabalhadores.

Sua atuação, antes independente, passou a depender de “se o PT vai deixar ou querer”. Assim, ao invés de se preocupar com as prerrogativas profissionais dos advogados e com o engrandecimento do Estado Democrático de Direito, a OAB agora é palco para dirigentes que não escondem o seu interesse nefando de utilizá-la para catapultar suas carreiras políticas.

O candidato de Wadih Damous à presidência da OAB, Felipe Santa Cruz, depois de tentar se eleger vereador pelo Estado do Rio de Janeiro – sem êxito, diga-se de passagem – também reza a mesma cartilha e, seguindo os passos de seu mentor, confessa ser “militante político”, em entrevista que circula, também, no You Tube (www.youtube.com/watch?v=AIgpnyGtPw).

E os advogados, que assistem pacificamente a essa usurpação? Perderam a honra? Perderam a vergonha? Cadê a OAB Nacional que nada faz a respeito? Cadê os advogados que não gritam contra essa indecência e não pedem o impeachment dessa gente? Vão ficar impassíveis vendo a OAB-RJ se transformar no quintal de um partido político, seja PT, PSDB, PTB ou qualquer outro?

A OAB é um patrimônio nacional, como a ABI (Associação Brasileira de Imprensa), o Clube de Engenharia e a SBPC (Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência). São entidades que precisam se manter apartidárias, acima de questões político-ideológicas. Mas a verdade, infelizmente, é que a OAB não é mais a Casa dos Advogados. Agora é a Casa do PT. OAB do PT….

Nenhum comentário:

Postar um comentário