"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

UMA QUESTÃO DE LÓGICA

A farsa das cotas
Ao mudar o vestibular pelo ENEM para selecionar os ingressantes em 50% das vagas do ensino superior público, Dilma e Mercadante estão dando o retoque final na farsa das cotas.
Os alunos de escolas públicas tem, via de regra, médias 20% menores na prova do que os alunos de escolas particulares. Com algumas exceções. Os alunos dos colégios de aplicação (administrados pelas universidades federais), os institutos federais e os colégios militares tem notas iguais às escolas privadas.
Sabem por quê? Porque fazem um "vestibulinho", onde os alunos mais qualificados são selecionados, numa espécie de "exame de admissão".
 
Com as cotas, alunos formados por estes estes excelentes colégios serão privilegiados, em detrimento da grande maioria que estuda em colégios estaduais de péssima qualidade.
Em vez de "democratizar" o acesso ao ensino superior, o governo deveria "democratizar" o acesso às escolas públicas de luxo, financiadas pelos cofres públicos federais.
Ou deixar os alunos de institutos federais, escolas militares e colégios de aplicação fora das cotas.

***

O Colégio Militar de Porto Alegre forma cerca de 160 alunos por ano, no ensino médio. A UFRGS oferecerá, com as cotas, 2.500 vagas para egressos de escola pública. Se estes 110 alunos forem aprovados, a escola terá abocanhado cerca de 6,5% das vagas. Já o Instituto Federal da cidade vizinha da capital, Sapucaia do Sul, forma outros 170 alunos por ano. Se todos forem aprovados, pois terão as melhores notas, somentes estas duas escolas já terão abocanhado 13% das vagas. Serão ou não privilegiados?
 
23 de agosto de 2012
in coroneLeaks
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário