"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EX-PREFEITOS SÃO PRESOS ACUSADOS DE CORRUPÇÃO NO ES

Detidos são acusados de fraudar licitações públicas para a contratação de uma empresa privada em troca do pagamento de propina
 
A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu na manhã desta terça-feira oito ex-prefeitos de municípios do estado em um desdobramento da Operação Derrama, deflagrada em 27 de dezembro. As prisões foram ordenadas pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES). De acordo com o Tribunal de Justiça do estado, foi revelado um esquema de corrupção nas cidades de Guarapari, Linhares, Aracruz, Anchieta, Jaguaré e Marataízes.

Em dezembro, onze pessoas foram presas, entre as quais oito funcionários da prefeitura de Aracruz, onde os desvios dos cofres públicos somam 13 milhões de reais entre 2007 e 2012. Também foram detidos Romário Martins de Oliveira, funcionário do Tribunal de Contas, Claudio Salazar, auditor fiscal da prefeitura de Vitória, além dos sócios da companhia privada CMS Assessoria e Consultoria Ltda, Cláudio Mucio e seu filho Cláudio Mucio Filho.
As investigações apontam a empresa como o centro do esquema criminoso. Os sócios contavam com o apoio de prefeitos, procuradores municipais e secretários municipais, que, em troca do pagamento de propina, fraudavam licitações para a contratação da CMS em obras públicas.
Com a apreensão de documentos importantes na primeira etapa da Operação Derrama, descobriu-se que a extensão dos crimes articulados pela companhia era maior do que se havia investigado. Diante dos novos fatos, o Ministério Público do Espírito Santo decretou a prisão de oito ex-prefeitos na última quarta-feira.
O Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), da Polícia Civil, executou a ordem nesta manhã. Entre os detidos estão o ex-prefeito do município de Anchieta Moacyr Carone Assad; Guerino Luiz Zanon, ex-prefeito de Linhares; Rogério Feitani, ex-prefeito de Jaguaré; Edson Figueiredo Magalhães, ex-prefeito de Guarapari e Ananias Francisco Vieira, ex-prefeito de Marataízes.
15 de janeiro de 2013
Veja
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário