"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



domingo, 13 de janeiro de 2013

O ENCENADOR LULA VAI SE BLINDAR COMO SENADOR?

 

Ladrões fizeram uma limpeza milionária na mansão do executivo lusitano Murteira Nabo, na Estrada do Rodízio, em Sintra, Portugal. Ex-presidente da Galp, a empresa petrolífera portuguesa, Nabo é uma figura que tem entre seu rol de amizades e negócios os brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu de Oliveira e Silva e José Sérgio Gabrielli ex-presidente da Petrobrás e que faz parte do Conselho de Administração da Galp). A ação de bandidos contra Nabo pode ser apenas uma mera obra do acaso, já que várias casas foram arrombadas, recentemente, na mesma região.

Pior é a situação do pobre Lula – agora vítima de chantagistas cibernéticos que exigem US$ 25 milhões para não revelar informações financeiras supostamente comprometedoras do ex-Presidente da República Sindicalista do Brazil. O tal hacker deve ser um ingênuo, já que todo mundo sabe que Luiz Inácio Lula da Silva tem uma blindagem mais eficiente que a do Volverine. Lula só não é um X-man porque o amigo Eike se apossou da letrinha para fins de marketagem. Na condição atual. Lula devia escolher uma letrinha mais poderosa: o $. De $talinácio.

Lula não tem mais foro privilegiado nem imunidade. Mas sua blindagem parece aguentar todos os ataques de seus maiores inimigos. Pelo menos, até agora, nada o atinge. Trata-se de um sujeito “incolável” – como poderia classificar o velho e esquecido companheiro sindicalista Antônio Rogério Magri, ex-ministro do Trabalho de Fernando Collor de Mello, que adorava criar palavrinhas novas. No submundo político, a perguntinha nunca quer calar: Será que vão pegar o Lula desta vez?

A resposta mais segura é a negativa. Lula agora é alvo de ataques mais intensos porque persiste uma dúvida sobre seu planejamento político para os próximos dois anos. Concorrer à Presidência da República novamente, embora sua popularidade sempre esteja em alta perante a maioria ignorante do eleitorado, não parece recomendável, por causa do arsenal de escândalos que podem lhe desgastar. O certo é que Lula, apesar do discurso, não confia tanto assim na companheira Dilma Rousseff. O azar dele é que não tem tempo para fabricar outra candidatura à sucessão de 2014.


O cenário mais seguro para Lula é uma candidatura ao Senado pelo Estado de São Paulo. Oito anos de mandato lhe garantiriam bastante tempo de imunidade parlamentar e foro privilegiado para suportar o peso dos ataques que devem se intensificar contra seu santo nome, seja no meio político ou no judicial. Lula sabe que se elege fácil senador. Por isso, não arriscaria uma disputa ao Palácio dos Bandeirantes – conforme tem petista burro e iludido sugerindo. Presidente decair para governador – mesmo que do estado mais poderoso da nossa federação capimunista – não pegaria bem para a vaidade dele.

Senador cairia bem para Lula. Até porque, basta uma pequena mudança de grafia para isto acontecer. Ele já é o maior encenador de nossa República Sindicalista. O filho do Brasil é um artista nato. Vide a interpretação dramática que ele dá ao próprio silêncio em relação a assuntos de extrema gravidade, como o caso (oops) Rosemary Nóvoa Noronha, amiga e ex-assessora de confiança, apanhada pela Polícia Federal mergulhada no oceano de corrupção da Operação Porto Seguro (que ninguém ainda entendeu direito porque recebeu tal denominação).

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, ameaça mas não convoca Lula imediatamente para ser ouvido sobre tantos escândalos – desde o desdobramento do mensalão até o Rosegate. Por isto, vale a pena rever o ácido comentário do historiador Marco Antônio Villa, no Jornal da Cultura de 14 de dezembro de 2012, cobrando do Ministério Público Federal uma postura clara, imediata e sem rodeios para indiciar Luiz Inácio Lula da Silva. A petralhada vai ficar ainda mais PT da vida:




Agora, a versão sobre a chantagem promovida por um hacker (a serviço de sabe-se lá qual inimigo de Lula) é um indicador de que deve se intensificar o nível dos ataques ao mítico ex-presidente. O vazamento de informações sigilosas sobre o Rosegate (que Lula não tem a coragem e decência de vir a público rebater de maneira consistente e convincente) é outro forte sinal de que o mar de lama não está para Lula. Quem teve interesses econômicos contrariados por Lula agora quer a cabeça dele, custe o que custar.

Como Lula sabe que é a bola furada da vez, joga na defensiva e na dissimulação. Nestas táticas ele é um craque reconhecido transnacionalmente. Por isso, apesar da força e poder de fogo dos inimigos (ocultos para nosotros), Lula ainda tem chance de salvação. A decomposição do mito Lula já começou, mas o processo pode ser tão lento que nem acabe percebido pela maioria que o idolatra e lhe empresta votos a cada dois anos no cassino eleitoral tupiniquim.

Lula deve milhões de explicações. Mas não há nada que outros milhões de dólares acumulados ao longo da vida pública deixem de financiar para assegurar uma impunidade ampla, geral e irrestrita. Ou será que há?

007 já nos ensinou que nem os diamantes são eternos... Quem lida com diamantes sabe muito bem disto. Será que Lula sabe? Ou acabará vítima da espionagem de algum James Bond contratado para detoná-lo?


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
13 de janeiro de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário