"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 21 de março de 2013

FIFA VAI EXIGIR FICHA LIMPA DE SEUS DIRIGENTES

 
Quem quiser fazer parte de um alto cargo da Fifa a partir de agora terá que apresentar um "certificado de integridade" antes da eleição ou mesmo reeleição.

Na prática, os dirigentes, incluindo de presidente, vice-presidente ou mesmo membro do Conselho Executivo, terão que ter uma a ficha limpa para fazer parte da entidade que controla o futebol mundial.
 
A novidade foi informada nesta quinta-feira pela Fifa.
 
No documento, o candidato terá que incluir uma declaração assinada pelo próprio de que não recebeu nenhuma suspensão ou que tenha violado as normas de conduta contempladas no Código de Ética da Fifa ou mesmo que já tenha passado por circunstâncias de conflito de interesse.
 
Os candidatos a presidente terão que ter ainda o apoio de pelo menos cinco associações da entidade.
 
A próxima eleição para presidente será em 2015. O atual presidente, Joseph Blatter, disse que não deve disputar uma quinta reeleição quando seu atual mandato terminar desde que haja um candidato para substituí-lo que ele considere comprometido em continuar o trabalho de "globalizar" futebol.
 
21 de março de 2013
Agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário