"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 21 de março de 2013

INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO AFETA A ECONOMIA, QUASE PARALISA O PAÍS E COMPROMETE AS EXPORTAÇÕES

 

Marcha lenta – Enquanto a presidente Dilma Rousseff torrava o dinheiro do contribuinte em Roma, parecendo um “xeique de saias”, passando aos italianos a falsa sensação de que o Brasil é o paraíso e que por aqui tudo funciona maravilhosamente bem, o País assistia a longas filas de caminhões parados na rodovia Cônego Domenico Rangoni, no litoral paulista, onde os motoristas são obrigados a esperar até 14 horas para descarregar milho e soja no Terminal de Exportação do Guarujá.

A cena que chocou os brasileiros de todos os rincões comprova o que o ucho.info há anos insiste em noticiar. O governo de Dilma Rousseff, assim como o de Lula, é marcado pela incompetência de seus integrantes, que insistem em dar as costas ao planejamento. De nada adianta o Ministério da Agricultura anunciar recordes seguidos da safra agrícola, se as estradas brasileiras são insuficientes para o escoamento da produção do campo.

A inoperância do governo, que já beira a letargia, é tão aviltante, que a relação entre o preço da soja e o custo do frete ultrapassa as fronteiras do compreensível.
Uma tonelada de soja é vendida a R$ 750 no Centro-Oeste, enquanto o custo para transportar a mesma quantidade do produto até o porto de Santos, no litoral de São Paulo, é de R$ 200, o que corresponde a 26% do valor do grão.
O custo do transporte aumente se o caminhão ficar parado aguardando para descarregar.

É impossível acreditar que a economia brasileira crescerá em 2013 em patamares minimamente convincentes, uma vez que o Palácio do Planalto continua escondendo a verdade e buscando na iniciativa privada as soluções que deveriam partir do próprio governo.
O cenário torna-se ainda mais inviável quando o governo encontra eventuais parceiros privados e quer estabelecer os limites de ganho daqueles que desembolsarão o dinheiro.

O Brasil já perdeu uma década e está abrindo um novo período com perspectivas nada animadoras. Tomando por base que todo o investimento do governo federal de agora em diante será direcionado para tentar garantir a reeleição de Dilma Rousseff, os brasileiros ficarão sem saber o que é desenvolvimento durante alguns anos mais.

21 de março de 2013
ucho.info

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