"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 12 de abril de 2013

PÃO DURO

VW lança modelo “mais econômico do mundo” que roda 111 km com um litro de combustível

 


Na última edição do Salão de Automóveis de Genebra, na Suíça, que aconteceu em março, a Volkswagen lançou o XL1. De acordo com a montadora alemã, o modelo é o mais econômico do mundo em produção, sendo capaz de rodar 111 km/l.

O carro é híbrido do tipo plug-in com motor turbodiesel de 800 cm³, 48 cavalos de potência e dois cilindros conectados a um propulsor elétrico. Possui um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

Segundo informou a fabricante, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 159 km/h. Além disso, o modelo tem a capacidade de rodar até 50 km usando apenas o motor elétrico.



O XL1 tem 3,8 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,15 m de altura e pesa 795 kg devido ao uso de fibra de carbono e alumínio. O modelo também é considerado, atualmente, o mais aerodinâmico.

A ideia é de que ele seja fabricado em Osnabrück, na Alemanha. Inicialmente, serão produzidos apenas 50 carros, todos destinados a Europa. O valor ainda não foi informado.

Antes do evento de automóveis, o modelo foi apresentado em um pré-show pelo paraquedista austríaco Felix Baumgartner. Ele realizou a primeira queda livre supersônica e sem veículo motorizado da história. O salto na estratosfera a 38,6 mil metros de altura durou quatro minutos e 20 segundos. (Do CicloVivo)



12 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário