Segundo a Wikipédia, “troll”, na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas.
Entre os tipos de “trollagem” catalogados existe um que fala em ludibriar o leitor, que é usado principalmente por postagens de blogs ou em comentários dos mesmos, onde normalmente o material enviado é de procedência duvidosa, ou falta com a verdade.
Se eu não sou chato, ia sobrar uma “trollagem” involuntária aqui no Toma. O Blog Alerta Total, do jornalista Jorge Serrão, me saiu com essa, hoje:
Deu no NY Times
Viajando no jatinho da Andrade Gutierres, Lula deu uma rapidinha ontem em Londres.
Pregou a conversa fiada sobre a criação de um “Bolsa Família Mundial”, tendo como aliado na campanha o roqueiro-marqueteiro Bono Vox, da banda U2.
Mas o que mais irritou Lula, lá fora, foi saber da repercussão internacional negativa de uma matéria do prestigiado jornal norte-americano New York Times, chamando-o de ”ex-presidente teflon do Brazil afetado por depressão”.
Confira o link: http://www.nytimes.com/2009/04/03/world/americas/03lula.html?ref=luizinacioluladasilva&_r=0
Fui conferir e logo de cara vi que a matéria do NY Times, “Brazil’s‘Teflon’ Leader Nicked by Slump”, é de abril de 2009 - está no próprio endereço do link!
Quer dizer: a situação é totalmente falsa. Como é que uma matéria até certo ponto irrelevante e publicada há quatro anos poderia repercutir internacionalmente até hoje e provocar a irritação de Lula, que nem à época deve ter tomado conhecimento dela (ler, nem pensar!)?
Uma mancada dessas vinda de um jornalista relativamente conhecido é imperdoável.
11 de abril de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário