"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



sexta-feira, 14 de junho de 2013

O BRASILEIRO É MANSO...


Como é que um governador, de formação médica, como é Agnelo Queiroz, não tem vergonha de esfregar um estádio como o Mané Garrincha - que ele queria chamar de Nacional - com tanta pompa e circunstância assim na cara de quem não tem onde cair morto?!?

Ao invés de hospitais, postos de saúde, transporte digno, segurança pública permanente, Agnelo Queiroz queimou R$ 1 bilhão e 500 mil na construção de um elefante vermelho - como diz Laura Ramos, gaúcha de quatro costados e brasileira fanática, moradora da Esplanada há mais de 30 anos.

É um escárnio. Um deboche que o cidadão brasileiro não merece. Isso já merece um levante geral dos fundilhos da cadeira da sala e uma revolta pacífica e duradoura de tudo em Brasília; de cada ministério, de cada palmo dessa velha terra do futuro; de cada voto nessa camarilha, já na próxima eleição.

Mas o brasileiro é manso. Gosta de ser enganado; de ser traído. Tem sob a pele, correndo nas veias a submissão que os vassalos, que os lacaios devem a seus soberanos, cafajestes que o sejam; uma submissão que dura tanto e não mais, do quanto perduram os poderes do seu amo e senhor, traidor da hora e da vez.

O brasileiro é manso. Merece todo e qualquer tipo de traição. Os canalhas sabem disso.
 
13 de junho de 2013
sanatório da notícia


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário