"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 25 de julho de 2013

ESSE É O PAPA FRANCISCO



Sabe quem é esse papa Francisco? É tipo assim um presidente de uma nação com mais de 1 bilhão e 200 milhões de seguidores. É como se fosse o prefeito de milhões e milhões de prefeituras, se cada sacristia fosse um paço municipal. Não é nenhum presidente de honra de um partido qualquer, mesmo que fosse o maior partido do mundo.

Esse papa Francisco é só isso, um papa que desceu do trono no Vaticano, despojou-se de prata e ouro e sair por aí na companhia de Jesus Cristo - que ele tem como seu maior companheiro, e então ganhar as ruas do maior país católico do mundo carregando incenso e mirra.

O humilde papa franciscano desfila pelo Brasil das desigualdades sociais, da corrupção desenfreada, com o resumo de sua missão: ele porta embaixo do braço, espalha em cada aceno, em cada gesto, em cada sorriso, em cada sinal da cruz, a síntese do evangelho e da fé cristã - Cristo como opção pela pobreza, o incenso que simboliza a espiritualidade e a mirra, sinal de imortalidade.
 
25 de julho de 2013
sanatório da notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário