Sou pelo Social, pela integração de todos numa sociedade pelo menos um pouco mais justa. A desigualdade chegou a um ponto que a veneração ao Deus Dinheiro transformou o meio em que vivemos numa selva autêntica: os trabalhadores/escravos são alvo de uma humilhação que nem representa qualquer novidade.
Estamos aqui para crescer, para sermos solidários, para praticar a compaixão, a caridade e a misericórdia. A quantidade de excluídos pela jogatina desenfreada é contada aos bilhões de indivíduos, em quase todo o mundo.
EXEMPLO DA ESCANDINÁVIA
Vejamos o que acontece na Escandinávia. Eles arrecadam muito e repassam esta enorme arrecadação para as famílias mais necessitadas. Estas passam a integrar a sociedade deles, com poder de compra mais do que razoável. E ainda desfrutam de saúde e educação de graça, o Estado paga tudo.
Eis o verdadeiro Socialismo em ação. Eis uma sociedade que produz as pessoas mais felizes do mundo. O mundo capitalista… com seus cérebros lavados e condicionados a não enxergar nada além do que “lhe prepararam”, permanece escravizado. Este sistema é feroz e voraz.
Mas o assunto é a Existência. Como colocaram Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Descartes, Spinoza, Kant, São Francisco de Assis, São Tomás de Aquino e outros. A Metafísica deles é uma preciosa razão para meditarmos sobre o nosso papel aqui, lembrando o Mestre de Todos os Mestres, Jesus de Nazaré.
SEUS ENSINAMENTOS
Ele pediu-nos para dividir o pão, a água. Foi morto por causa disso. Foi alvo de deboches, e continua sendo. Ele sempre será pelo Social. É a própria essência do Social. Do olhar para o outro. Pela integração entre todos nós. Se não nos é permitido praticar pelo menos um pouquinho dos Seus Ensinamentos, então, de que vale estar aqui???
Eu e outros socialistas não entendemos o dinheiro como o Bem Maior, alvo de toda uma vida. Preciso dele, é claro. Mas tenho e pratico outras prioridades, que tornam a minha vida válida para a minha consciência. Quero apenas ser feliz com o que tenho e obtenho meus resultados. Aos 70 anos, nem sei o que é Rivotril, Prozac e sucedâneos. Vivo em Paz comigo mesmo.
E lá vou eu… dando minhas caminhadas matinais, conversando e fazendo amigos, sem ter verdades para lhes apresentar, pois sou um socrático inveterado. Muito aprecio a investigação sobre Deus (a Teosofia de Helena Blavátski), refletir sobre a vida que tenho e se posso melhorar como pessoa. Isso me basta.
Almério Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário