"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO, PIADAS E FANTASIAS

Assistindo hoje a uma cerimônia na Sala Cecília Meirelles no Rio, onde foi prestada uma homenagem ao ministro da educação Fernando Haddad, ao ouvir o discurso proferido da boca de Lula me vi tragado para um universo paralelo onde à realidade era algo pintado de vermelho e repleto de estrelas, aplausos e sorrisos alienados ou cúmplices.

Enquanto nosso presidente ditava sandices e fantasias como a excelente qualidade das escolas brasileiras e o magnífico trabalho executado pelo ministro homenageado, ao multiplicar de algumas poucas centenas para algo na casa dos milhões, o número de participantes das desafiadoras olimpíadas de matemática e de português promovidas pelo Estado. Entre outras pérolas, Lula saiu-se com essa: “Graças aos projetos Prouni e Reuni, por exemplo, nunca vi tanto pobre fazendo universidade neste país. E não apenas cursando letras ou cursos que são mais baratos, mas também medicina ou engenharia, todos cursos que eles têm direito de escolher como qualquer outro cidadão brasileiro”. Ainda em relação às Olimpíadas de Matemática e Português; Lula mandou “na lata”: “Talvez nem a China tenha uma equipe maior que a nossa. Essas Olimpíadas são grandes incentivadoras para as crianças estudarem. Quem vier a assumir o ministério depois de você, Haddad, terá que fazer muito mais. Mudou-se o patamar da educação do Brasil”.

Realmente; nessa Lula tem razão. Mudou-se verdadeiramente o patamar da educação do Brasil. O detalhe que ele esqueceu de dizer foi que se mudou para a pior. Isso mesmo. Enquanto Lula tecia elogios ao seu ministro e distribuía esses mesmos elogios a sua política de educação “de ponta”; ignorava completamente o relatório da UNESCO com a informação de que o Brasil piorou no ranking educacional mundial. E olha que não foi uma simples troca de posições (coisa de um ou dois lugares no ranqueamento); foram DOZE posições perdidas (de 76º para o 88º lugar entre 128 países).

Mais uma vez o discurso fantasioso e claramente mentiroso do governo se faz contrário à realidade do “mundo cruel” e “dominado pela burguesia de direita” que é composta por “escravos estadunidenses” e “inimigos do povo” que não se “preocupam com os pobres”.
Longe de atacar a realidade da evasão escolar e das verdadeiras causas dos pífios resultados do Brasil nas Olimpíadas Internacionais (as quais o país fez questão de relegar a terceiro plano); o governo Lula incentiva apenas à comparação entre escolas brasileiras. Afinal de contas, com o mesmo nível médio de aprendizado e de condições de ensino; os resultados serão bem melhores do que os comparados com embates realizados contra estudantes de outros países. Propaganda é isso. Se você não tem condições de competir em pé de igualdade e quer mascarar seu desempenho fraco; o caminho ideal é reduzir as expectativas nivelando tudo por baixo.

Para que possa ser feita uma comparação com as últimas Olimpíadas Internacionais de matemática e de línguas disputadas por nossos estudantes o Brasil ocupou, quase sempre, as piores posições em todos os itens avaliados. Exemplo, onde os finlandeses obtiveram 648 pontos (95% do total) -seguido de perto pelo Canadá e pela Nova Zelândia- os estudantes brasileiros atingiram 388 pontos, o último lugar, logo abaixo do México, que atingiu 422.

Percebe-se, pelo próprio relatório da UNESCO que o Brasil é o pior da América Latina no quesito educação; ficando atrás de países muito mais pobres e sem recursos do que nós.

Nos últimos exames internacionais, o Brasil obteve a vergonhosa avaliação de que 60% dos jovens brasileiros, estavam situados nos dois níveis inferiores na escala de avaliação, sendo incapazes de executar operações matemáticas simples e mesmo a compreensão de textos de baixa e média complexidade. Resultados bem parecidos com o de países da África Subsaariana.

Ao invés de discursos, homenagens e rapapés eleitorais; Lula deveria investir na formação de professores qualificados; auxiliar os estados com a folha de pagamento desses profissionais e exigir que apenas fossem contratados profissionais de ponta que se empenhassem realmente no que fazem. Além de oferecer-se melhores condições de trabalho e material de apoio adequado.

De nada adianta vomitar rapapés e encher as universidades com estudantes pobres quando uma legião enorme, desses mesmos pobres, sequer consegue acabar o segundo grau ou encontra escolas que fingem ensinar enquanto eles fingem que aprendem.

Mal formados e mal orientados; esses estudantes rapidamente abandonam as escolas e mergulham no subemprego ou em trabalhos com lata rotatividade de mão-de-obra. Garantir uma escola de base de qualidade e eficiente; um segundo grau voltado para a formação técnica e que verdadeiramente prepare o estudante carente para a realidade do mercado e lhe dê uma profissão; garantirá muito mais oportunidades aos estudantes pobres do que os programas de cotas e as mirabolâncias criadas para produzir índices de grande volume e de pouca profundidade.

Mas aí; haveria um grande problema: esses estudantes seriam mais argutos, inquisitivos e não tolerariam ouvir alguém falando tanta mentira e tanta baboseira como o nosso presidente adora fazer.

Pense nisso.
Arthurius Maximus
25 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário