"A verdade será sempre um escândalo". (In Adriano, M. Yourcenar)

"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o soberno estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade."
Alexis de Tocqueville (1805-1859)



quinta-feira, 5 de abril de 2012

MENSALEIRO DECIDE DESAFIAR A FICHA LIMPA (JOSÉ BORBA-PP)

I - Está no jornal de hoje: "Mensaleiro decide desafiar a Ficha Limpa e disputar eleição" - pág.10 - O Globo (Nota: o carioca não tem outro jornal para ler).

II - Estão em diversos sites e no Wikipédia as informações abaixo: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Borba)

Quem é o candidato mensaleiro desafiador - Ex-dirigente do PMDB no congresso.
Foi acusado de receber R$2.1 milhões através do diretor da firma SMP&B, de Marcos Valério, mas recusou-se a assinar o recibo da retirada (forçando um empregado da SMPB a ir ao banco para liberar o pagamento). Renunciou ao mandato para salvar seus direitos políticos, uma saída política tão comum quanto vergonhosa.

José Borba já foi acusado por prática de "pianismo" em votações (quando um deputado vota por outro em uma sessão). Foi flagrado através de câmeras internas, votando no lugar do Dep. Valdomiro Meger. Negou, mas diante do vídeo que confirma a falcatrua, não teve defesa. (OS DOIS SÃO CULPADOS PELO PIANISMO, ele e Valdomiro Megher). Há diversos sites comentando o assunto.

Embora esteja envolvido em tantas trampolinagens, o que já se tornou banal na vida pública, José Borba teria feito uma boa administração no município Jandaia do Sul, o que ajudaria a conseguir o reconhecimento público que o reelegeu.

Perigo do reconhecimento público de quem não merece confiança

Em outubro de 2009, José Borba, voltou a governar o mesmo municipio que administrou de 1989 a 1992. No inicio da campanha, outros candidatos se aproveitaram do seu histórico, com diversos processos, na tentativa de impugnar sua candidatura a prefeito. Um deles foi o escândalo do Mensalão, onde foi apontado como um dos operadores. Mas o povo não levou isso em consideração, e deu a José Borba, o direito de comandar Jandaia do Sul por mais quatro anos.

Grande parte do povão não estuda, não lê, não acompanha política. Para muitos, a maladrangem política não passa da chance de ter mais uma fofoca para animar seu dia-a-dia (Ih! Viu só? O prefeito... Xiiiiii!!! - em voz "baixinha"). Uns nem sabem o que significa mensalão! Talvez acreditem que mensalão não passa do salário super minimo que recebem a cada 30 dias. Enquanto, os que sabem o que foi o mensalão, nem se incomodam mais com isso, tanto pela banalização da patifaria quanto pelo tempo que já tornou o assunto distante e sem importância.

Ter sido um bom prefeito não apaga suas patifarias anteriores. Além disso, é apenas obrigação, pois quem não tem capacidade para fazer um excelente trabalho, nem deveria se candidatar. Infelizmente, por conta de sua tolerância aliada à incompetência mental (burrice é uma palavra muito forte), o brasileiro vê o cumprimento de um dever como se fosse favor.

Aí vem o pior: se todos se sentem à vontade para exercer a canalhice e, mesmo assim, continuarem sendo aceitos e eleitos pela sociedade... jamais se sentirão obrigados a agir como pessoa decente.

Dúvida:

O povo é idiota? Quem elege canalha é a urna eletrônica?
Ou as duas coisas?


05 de abril de 2012
casa da mãe joana

Nenhum comentário:

Postar um comentário